A FedEx anunciou a aquisição de um novo sorter para o Centro Logístico da empresa, localizado em Cajamar, na Grande São Paulo. O equipamento faz a classificação automática de pedidos e permite que os processos internos sejam mais rápidos, utilizando tecnologia de ponta, principalmente para o fulfillment dedicado a plataformas de e-commerce.
Com cerca de 2 km de esteiras automatizadas, o novo sorter possui uma estrutura com 12 rampas para atendimento de pedidos, atuando desde a seleção do produto até a triagem do pedido para expedição, completando as etapas para garantir sua total produção.
Segundo a empresa, para o processo de consolidação de pedidos, são utilizados sistemas de estrutura “put wall” que otimizam a estratégia de seleção por sku – código identificador do produto utilizado para controle do estoque – com colmeias e luzes, auxiliando os colaboradores.
O novo sistema complementa o padrão de tecnologia já implantado no Centro Logístico (CL) de Cajamar e reforça o investimento da empresa para atender o setor de e-commerce – que, atualmente, corresponde por 80% das remessas realizadas no local.
Ainda de acordo com a FedEx, a unidade de Cajamar tem capacidade para processar cerca de 3.000 pedidos por hora e possui uma estrutura completa para atender itens unitários, caixas, paletes, cargas de baixo e alto valores, além de consolidação e triagem.
“Desde a idealização até a criação do projeto de Cajamar, nossa intenção sempre foi de investir em equipamentos de qualidade, o que viabiliza nosso posicionamento estratégico no mercado. A nova infraestrutura nos permite separar os pedidos em até 2 horas e, com nosso time dedicado, podemos oferecer um serviço de alta qualidade aos nossos clientes”, explica Eduardo Araújo, diretor de Logística da FedEx no Brasil.
Expansão da logística da FedEx no Brasil
O Centro Logístico está localizado a 30 km da capital paulista e próximo a importantes rodovias, portos e aeroportos do estado de São Paulo. Sua estrutura foi pensada para atender empresas de todos os portes e empreendedores que têm seus negócios virtuais.
A unidade foi inaugurada em 2020 e é o maior centro logístico da empresa na América Latina. Tem mais de 50.000 m², 55.000 posições-paletes e 98 docas para carga e descarga.
Assim como as filiais de Curitiba (PR), Guarulhos (SP) e Recife (PE), Cajamar também opera como um dos centros logísticos responsáveis pela gestão e a distribuição de máquinas POS (em inglês: point-of-sale – máquinas de cartão de crédito e débito). Dessas localidades, as máquinas são enviadas para 150 bases operacionais que abastecem o varejo em todo o país. A FedEx possui quase 100 filiais para o serviço de transporte rodoviário no Brasil, sendo que mais de 40 delas também funcionam como centros logísticos.
A empresa revela que a modernização dos sistemas e equipamentos dos centros de distribuição da FedEx faz parte de uma série de investimentos realizados nos últimos anos, como a abertura de novas filiais em regiões estratégicas, a renovação da frota nacional e internacional e a expansão do número de voos entre o Brasil e os Estados Unidos.