Logo E-Commerce Brasil

Faturamento no Dia das Crianças cresce 63% em 2021, aponta estudo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Dia das Crianças deste ano mostrou um lado diferente para o varejo: nem só de brinquedos vive essa data. Por mais que o foco seja presentear a família, parece que muitas pessoas aproveitaram as ofertas para comprar itens de necessidade ou de desejo, como apontam os dados do relatório Alli iN | Social Miner, feito em parceria com a Octadesk, Neotrust e Clearsale e com o apoio da Lett e do Opinion Box.

Em 2021, o maior faturamento ficou para o segmento de Telefonia — item que pode ser aproveitado pela criançada, mas também por muitos adultos que estão de olho nas ofertas. Eletrodomésticos e Ventilação surfou na onda das campanhas e trouxe resultados belíssimos de venda, sendo a segunda categoria que mais faturou no período.

A importância dos cadastros e visitas

Olhando ainda para segmentos, quem se destacou em Sign ups foi Farmácia e Saúde, surpreendendo também ao manter seu pódio de 1º lugar nas visitas. Esses dados mostram como é interessante ver que outros nichos além de brinquedos — que já são esperados para esse evento — também estão na expectativa de compra dos consumidores.

Aqueles que aproveitam esses eventos relevantes para buscar maior quantidade de cadastros, terão facilidade em mapear o comportamento dos seus consumidores e performar cada vez melhor nas datas sazonais, além da grande possibilidade de fidelizar sua base, ampliando seu contato com ela através de outros canais.

O faturamento decolou!

Como já esperado de uma data sazonal, o faturamento alcançou resultados incríveis e, relacionado a 2020, o aumento foi de quase 63%, chegando a R$ 399 milhões no dia 12 deste ano. Ai Brasil, quem aproveitou para colocar as estratégias de marketing em jogo e as ofertas no ar, vigorou com vontade!

Porém, se o setor de Telefonia foi sucesso no faturamento, os eletrônicos atraíram os olhos dos fraudadores, sendo os itens com mais tentativa de fraude por valor de pedidos, seguidos de brinquedos e bebidas.

Vocês estão de olho nos atendimentos das lojas?

Sabemos que a jornada de compra não acaba no carrinho cheio e nem no e-mail de pagamento aprovado. O atendimento é crucial para dar continuidade ao ciclo da jornada e emendar no relacionamento pós-venda e fidelização. E qual o canal mais utilizado para abertura de tickets nessa época de Dia das Crianças?

Com mais de 74%, o WhatsApp se destacou muito a frente de qualquer outro durante o evento, deixando e-mail para trás como o segundo canal mais relevante, mas ainda distante dos números do aplicativo de conversação, com apenas 22% comparado ao mesmo período. Esse progresso do aplicativo vem ocorrendo desde o ano passado e tem tudo para continuar com os números subindo.

Bom, facilidade e bom relacionamento é algo que todo cliente adora! E falando nisso, agora vai ficar ainda mais fácil de obter insights e ideias para suas próximas estratégias de vendas. É só acessar o relatório de Dia das Crianças da All iN | Social Miner para conferir os dados citados acima e entender o que os consumidores esperam dos principais eventos do ano. Tem muito mais por lá, é só baixar!

Leia também: Dia das Crianças: + de 50% das pessoas pretendem presentear até 2 crianças na data