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Facebook testa WhatsApp Pay na Índia; serviço será lançado nos próximos meses

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Apesar do atraso no lançamento do WhatsApp Pay na Índia devido a problemas de conformidade de dados, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que o recurso de pagamentos será lançado em outros países nos próximos seis meses.

As questões e os regulamentos de conformidade de dados mantiveram o lançamento do WhatsApp Pay suspenso por um bom tempo, apesar de um teste bem-sucedido do serviço de pagamentos com um milhão de usuários no país em 2018.

“Conseguimos aprovação para testar com um milhão de pessoas na Índia em 2018. E quando muitas pessoas continuavam usando [o serviço] semana após semana, sabíamos que seria grande quando chegarmos ao lançamento”, disse Zuckerberg em um evento na semana passada.

“Estou realmente empolgado e espero que comece a ser implementado em vários países e que possamos fazer muito progresso aqui nos próximos seis meses”, acrescentou.

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Abordagens diferentes

Além do WhatsApp Payments, a empresa está trabalhando em outros projetos para ajudar a facilitar mais comércio do Facebook Marketplace para o Instagram Shopping, além do Facebook Pay e da moeda digital Libra, segundo o site The Economic Times.

“Estamos adotando várias abordagens diferentes aqui, que vão desde pessoas que compram e vendem umas às outras diretamente, até empresas que montam fachadas de lojas, pessoas que se envolvem com empresas diretamente por meio de mensagens e várias formas de pagamentos que variam das já existentes — usando sistemas nacionais existentes”, disse o CEO do Facebook.

O serviço WhatsApp Pay ponta a ponta alcançará mais de 400 milhões de usuários — especialmente as pequenas e médias empresas.

“Ter pequenas empresas bem-sucedidas não é apenas a chave para criar amplo crescimento econômico onde todos possam se sustentar, mas também é importante manter comunidades saudáveis, já que as pequenas empresas costumam ser onde as pessoas se reúnem”, disse Zuckerberg.

“Nos pagamentos, estamos focados em lugares diferentes, com produtos diferentes. Índia, México e Brasil e Indonésia formarão uma grande parte da comunidade no WhatsApp “, informou.

Zuckerberg disse que os usuários ativos diários da rede atingiram 1,7 bilhão, 9% a mais que no ano passado, liderados pelo crescimento na Índia, Indonésia e Filipinas.

Com informações do The Economic Times