Redação E-Commerce Brasil

Facebook cria grupo para unir projetos de pagamento e comércio

Terça-feira, 11 de agosto de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

O Facebook formou um grupo para buscar oportunidades em pagamentos e comércio, e colocou David Marcus, que ajudou a desenvolver o projeto da criptomoeda Libra, à frente da iniciativa.

Chamado de F2 internamente, sigla para Facebook Financial, a equipe executará todos os projetos de pagamentos, incluindo o Facebook Pay, o recurso de pagamentos universais que a empresa planeja incluir em todos seus aplicativos.

Marcus continuará no comando da Novi, divisão que desenvolve a carteira digital para armazenar a criptomoeda Libra. Ele também estará envolvido nos projetos de pagamentos do WhatsApp em países como Índia e Brasil.

O Facebook contratou Stephane Kasriel, ex-CEO da Upwork e ex-executiva do PayPal, para o cargo de vice-presidente de pagamentos, sob a supervisão de Marcus.

Junção dos apps do Facebook

O grupo é mais um passo para aproximar os produtos individuais e aplicativos do Facebook. Nos últimos dois anos, a empresa fez mudanças no logos do Instagram e do WhatsApp para que as pessoas soubessem que são propriedade do Facebook. O CEO Mark Zuckerberg anunciou planos para integrar todos os serviços de mensagens da empresa.

“Temos muitas coisas de comércio acontecendo no Facebook”, disse Marcus. “Sentimos que era a coisa certa a fazer para racionalizar a estratégia no nível da empresa em torno de todos os pagamentos.”

A ideia é que se os usuários puderem fazer compras no Instagram, Messenger e WhatsApp, a publicidade do Facebook terá mais valor e os usuários passarão mais tempo nos aplicativos da empresa.

Na teleconferência sobre o balanço do segundo trimestre do Facebook no mês passado, Zuckerberg disse que estava “muito animado” com o comércio embutido nos aplicativos de mensagens. “Conforme os pagamentos crescem no Messenger e no WhatsApp e somos capazes de implementar isso em mais lugares, acho que isso só vai crescer como tendência”, acrescentou.

Veterano em pagamentos

Marcus é veterano em pagamentos e um executivo de confiança na empresa. Ele entrou no Facebook em 2014 depois de deixar o cargo de presidente do PayPal e comandou o Facebook Messenger por quatro anos antes de assumir o projeto Libra.

Uma prioridade será fazer com que os pagamentos sejam executados dentro do WhatsApp na Índia e no Brasil. A empresa investiu pesado para tornar o WhatsApp um destino de comércio nesses mercados, mas a regulamentação paralisou os esforços de pagamento nos dois países.

Marcus trabalhou recentemente para tirar a Libra do papel como criptomoeda para pagamentos internacionais. Isso exigiu negociações com reguladores, e a experiência poderia ajudar em outras iniciativas de pagamentos do Facebook.

“É útil ter conhecimento específico em regulamentação de serviços financeiros para construir as coisas da maneira certa desde o início”, disse. “No mundo dos serviços financeiros, é muito diferente das empresas tradicionais de tecnologia que não são regulamentadas.”

As informações são do 6 Minutos

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.