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Estudo: aplicativos que anunciam no TikTok ganham usuários a custo mais baixo

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Recentemente, a Adjust realizou um estudo em conjunto com o TikTok para entender o impacto na geração de resultados para aplicativos que anunciam na plataforma. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais globalmente, o TikTok registrou um aumento de 57% de baby boomers utilizando o app, com o consumo sendo um dos principais motivos.

Imagem do logo do TikTok
Para o e-commerce, a receita gerada por usuários oriundos do TikTok é 260,41% mais alta no dia da instalação e se mantém positiva no primeiro mês — sendo 65,42% maior do que em outras mídias

Apontado como um canal eficiente para atrair usuários na América Latina, incluindo o Brasil, o aplicativo já é considerado como fonte de buscas e pesquisas, principalmente em relação à geração Z.

A fim de entender o retorno da plataforma para aplicativos anunciantes, o estudo listou os setores, seguidos dos benefícios gerados pelo TikTok. Confira!

E-commerce

Ao analisar o app baseado no retorno ao e-commerce, o estudo trouxe as seguintes conclusões:

  • por meio de anúncios no TikTok, novos usuários baixam aplicativos por um custo 7,5% menor;
  • continuam a usá-los com uma taxa de desinstalação 5,26% mais baixa em comparação a outros canais de mídia pagos;
  • a receita gerada por estes usuários é 260,41% mais alta no dia da instalação e se mantém positiva no primeiro mês, sendo 65,42% maior do que em outras mídias.

Viagens

Em relação aos aplicativos de viagem, o estudo mostra que no dia da instalação — após redirecionamento por anúncio no TikTok —, a receita média gerada por usuário em gastos no aplicativo é 11 vezes maior do que a de outras mídias pagas.

Sobre o impacto positivo em relação ao custo da publicidade, o estudo afirma que há um retorno 193,3% maior já no primeiro dia.

“Os números mostram que o investimento em publicidade na plataforma pode ser considerado uma estratégia importante para os aplicativos que buscam se destacar e alcançar um público altamente engajado. Os profissionais de marketing mobile devem estar atentos às tendências e otimizar suas campanhas, de acordo com o que pode trazer o melhor retorno”, Flávio Levi, Diretor de Vendas LATAM da Adjust.

Finanças

Em relação a aplicativos financeiros (como de bancos, por exemplo), o levantamento mostra que o TikTok traz usuários a um custo por instalação (CPI) 64,37% mais baixo quando comparado a outros canais de mídia paga.

Além disso, a taxa de desinstalação desses aplicativos também é 3,7% menor entre usuários que os baixam por meio de anúncios no TikTok.

Entretenimento

No caso de aplicativos de entretenimento, como de streaming, os anúncios no TikTok auxiliam na geração de 46,11% mais Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (ROAS) no dia da instalação.

Além disso, dados mostram um aumento de 31,81% na receita por usuário durante o primeiro mês, seja por meio de uma compra dentro do aplicativo ou assinaturas, por exemplo.

“Estes resultados explicam a razão de tantas empresas já estarem explorando as possibilidades na plataforma: porque funciona e muito tanto para conversão de vendas”, finaliza Daniela Okuma, diretora geral de negócios do TikTok no Brasil.