Será que a Shein está em risco devido à fusão entre Arezzo e o Grupo Soma? Essa fusão, considerada a maior do setor de varejo desde a união de Drogasil e Raia em 2011 e criará um conglomerado com mais de 30 marcas. Em um mercado cada vez mais competitivo, surge a dúvida sobre como isso afetará empresas como a Shein, que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil.
Gabriel Costa, analista da Toro Investimentos, destacou que o grupo formado por Arezzo e Soma tem uma atuação diferente da proposta da Shein, que mira públicos de menor renda. Ele acredita que o maior impacto pode ser na Hering, que também oferece peças com valores mais acessíveis.
O BTG Pactual projetou um faturamento de R$ 10 bilhões para a Shein no Brasil em 2023, 42,8% acima do ano anterior, ficando atrás apenas da Renner. Com a fusão, empresas de alta renda como Anacapri, Schutz, Vans, Farm, Animale e Reserva passarão a fazer parte do grupo Arezzo-Soma. O grupo também apontou que, apesar das sinergias em distribuição, desenvolvimento de produtos e operações, existem desafios culturais na integração. O analista Gabriel Costa destacou que as marcas Arezzo e Soma possuem culturas fortes, representando um dos maiores riscos da operação.
A nova operação terá mais de 2 mil lojas próprias e franquias e deverá alcançar um faturamento próximo de R$ 12 bilhões, abrangendo quatro verticais de negócios. No entanto, surgem questionamentos sobre os riscos dessa fusão.
Já o A7 Capital enfatizou o desafio de implementar a cultura dos grupos unidos, considerando suas gestões distintas. A governança da nova empresa será compartilhada entre os atuais acionistas de referência da Arezzo e do Grupo Soma.
É importante destacar a complementaridade de produtos entre as marcas Arezzo e Soma como a grande chave do acordo, proporcionando uma cadeia de consumo abrangente. Apesar das oportunidades, alguns analistas não preveem fusões similares no curto prazo no setor, dada a dificuldade de implementar a cultura das empresas envolvidas.
Texto elaborado com informações do SUNO Notícias.