Logo E-Commerce Brasil

Encontro em BH discute rumos e mudanças no mercado de e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Nos dias 26 e 27 de janeiro acontece a Conferência E-Commerce Brasil Minas. O encontro será no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, e vai reunir 600 profissionais de e-commerce em torno da discussão de temas importantes para o mercado, além de workshops, palestras técnicas, estudos, networking e outras atividades. Um dos temas que certamente estará na lista de discussões do setor tem a ver com as recentes mudanças no recolhimento do ICMS nas operações interestaduais. Com a mudança,a maioria dos lojistas (principalmente os pequenos) terá grandes dificuldades para pagar impostos e poderá até mesmo repassar os impactos desses custos adicionais ao consumidor final.

O e-commerce no Brasil tem registrado bons números de crescimento. As vendas do último Natal chegaram a R$ 7,4 bilhões, 26% acima do registrado em igual período de 2014, segundo o e-bit. Novos desafios estão pela frente para o setor. E o evento é uma oportunidade de saber mais sobre o mercado.

“As Conferências E-Commerce Brasil são eventos realizados especialmente para que os varejistas aprendam as melhores práticas e troquem experiências sobre o mercado local. Minas Gerais é o 3° maior no número de vendas e-commerce, de acordo com dados da 2ª Pesquisa Nacional do Varejo Online realizada pelo E-Commerce Brasil e o Sebrae realizada ano passado. Nesse sentido queremos levar aos lojistas mineiros discussões aprofundadas sobre o mercado, legislação, logística, marketing e acima de tudo proporcionar um ambiente para debate de problemas e soluções, diz Vivianne Vilela, diretora executiva do E-Commerce Brasil.

Segundo ela, o evento, nesta edição, vem com uma programação ampliada, com foco na parte técnica gerencial para capacitar com conteúdo relevante o varejista online mineiro em áreas como: gestão financeira, SEO, cobrança e recolhimento de impostos, CRM, experiência do consumidor, gestão por produtividade, métricas,etc. Todas estas áreas são pilares que farão diferença, se bem aplicados, na gestão da loja no dia-a-dia, adianta Vivianne.

“Neste cenário adverso que temos neste primeiro semestre, sair na frente através da aquisição e/ou atualização de conhecimentos fará toda diferença nos resultados da operação. Sem conhecimento relevante aplicado, nenhum empreendimento vai pra frente de forma sustentável e lucrativa. O cenário do e-commerce em 2016 é o mesmo cenário do Brasil. Precisamos ser otimistas, mas as incertezas político-econômicas podem gerar instabilidade e comprometer o desempenho das vendas”, ressalta a executiva.

Entre os palestrantes confirmados estão Guilherme Almeida, (Estudos Econômicos, Fecomércio/MG), Carolina Rodrigues Mattos (Gerente de Comércio Eletrônico, Loja Elétrica), Thiago Barros Pereira (Gerente Divisão E-Commerce, Lojas Marisa), Bruno Couto (Head de Marketing, Netshoes), André Ricardo Dias (Managing Director, Buscapé Company), entre outros. Além dos encontros regionais, a entidade também realiza o Fórum de E-Commerce Brasil, considerado um dos maiores sobre o tema na América Latina.

Fonte: Curta Negócios