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Empresa Blip, líder em conversas inteligentes, promove soluções digitais que impulsionam o e-commerce no Fórum E-commerce Brasil 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com o avanço da transformação digital, os chatbots se tornaram ferramentas essenciais para lojas virtuais, uma vez que conseguem dar maior escalabilidade e agilidade em atendimentos aos clientes, oferecendo suporte, tirando dúvidas e, até mesmo, realizando vendas. Uma realidade que não pode passar despercebida, e que a Blip, plataforma líder em conversas inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagem, traz  para o Fórum E-commerce 2023.

(Foto: Divulgação)

O “boom” que temos vivenciado com a popularização do ChatGPT e o maior acesso à Inteligência Artificial (IA), tem criado novas integrações tecnológicas que contribuem cada vez mais na evolução dos chatbots. Com isso, as conversas se tornam cada vez mais fluidas, geram resoluções mais rápidas, e os chatbots ganham ainda mais relevância no cenário do e-commerce proporcionando. Alguns dos resultados alcançados por clientes da Blip são:

  • Empresa de moda fitness aumentou em 120% a finalização de compra vindas do e-commerce pelo  envio de boleto por WhatsApp, e aumentou o resgate de carrinhos abandonados em 30%
  • Renomada joalheria teve ticket médio 20% mais alto via WhatsApp que no e-commerce tradicional;
  • Unicórnio de social e-commerce estruturou seu atendimento com contato inteligente que integra múltiplos canais, otimizando a produtividade na empresa e aumentando  engajamento de clientes.

Esses e outros resultados são possíveis pois, em Take Blip, evoluímos o conceito de chatbots para contatos inteligentes, trazendo como diferencial de comunicação entre marcas e pessoas, em que é possível unir o poder da automação (chatbot) ao atendimento humano ou, até mesmo, artificial, trazendo não apenas uma opção para manter um relacionamento próximo aos clientes, mas também abrindo a possibilidade de escalar experiências.

Conheça mais sobre alguns dos benefícios em adotar modelos de contatos inteligente no e-commerce:

1. Atendimento eficaz e rápido

Uma das maiores vantagens de um contato inteligente para e-commerces é a agilidade no atendimento. Se um chat online coloca os clientes na fila para falar com atendentes, um chatbot consegue realizar o atendimento sozinho, e 24/7: os clientes não precisam esperar o horário comercial para receber uma resposta. No caso das vendas, esse pode ser um grande diferencial, pois os clientes conseguirão tirar dúvidas e até mesmo receber suporte quando precisarem.

Assim, diminuem as filas e o tempo de resposta aos clientes.

 

2. Geração e aumento de vendas

Um chatbot pode impulsionar as vendas de um e-commerce ao ser integrado com diversos outros canais de comunicação, para estar no canal de preferência do cliente, como no WhatsApp. Isso  torna a venda parte de uma conversa. Os clientes passam a ter a conveniência em realizar uma compra sem a necessidade de ser direcionado para outro aplicativo ou link.

Além disso, torna-se mais fácil para as lojas aumentar as chances de upselling cross-selling. Os contatos inteligentes podem identificar momentos de oportunidade com base no histórico e preferência do cliente, como por exemplo, ao sugerir produtos complementares aos já adquiridos. 

 

3. Atendimento mais personalizado

Outro benefício é a possibilidade de personalização do atendimento. À medida que um usuário interage com o chatbot, o bot aprende e se adapta à conversa cada vez mais. Por meio de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, o contato inteligente é capaz de analisar e extrair insights sobre os usuários, o que permite uma adaptação ao atendimento de forma mais personalizada para cada cliente. A sensação é de um relacionamento mais próximo entre o consumidor e a marca, como se estivesse conversando com uma pessoa, tornando a experiência conversacional mais significativa.

 

4. Aproveite os dados gerados nas conversas

Uma plataforma de atendimento eficiente como o Blip Desk pode levantar dados importantes para o negócio. Um contato inteligente para e-commerce levanta, por exemplo, números que comprovam as vendas feitas após as interações.

Além disso, é possível acompanhar diferentes métricas como número de vendas fechadas via interações com o chatbot, medindo o ROI do canal.  Ainda, é possível também entender quais estratégias e comunicações são mais eficazes na tomada de decisões dos clientes. 

Por meio do contato inteligente, é viável enviar pesquisas de satisfação (como NPS) e avaliar o atendimento da marca por meio de feedbacks fornecidos pelos usuários. Com esses resultados, a marca pode medir o nível de satisfação do cliente e identificar pontos fortes e de melhorias. 

 

5. Campanhas de marketing mais criativas

Um contato inteligente para e-commerce possibilita a criação de campanhas de marketing originais e personalizadas. Por exemplo, é possível aproveitar datas comemorativas para criar campanhas e distribuir cupons exclusivos.

Um dos grandes exemplos de Take Blip é o case de sucesso “Áudios Mágicos” criado para a Coca-Cola. Com o propósito de engajar o consumidor final, a ação consistia em gravar áudios de até 15 segundos e fazer com que as ondas produzidas pela voz dos usuários reproduzissem o formato da clássica garrafa de Coca-Cola. Com isso, o usuário bem pontuado pela IA recebia as orientações para resgatar seus presentes de Natal: gift cards do iFood no valor de R$ 40, além de concorrer a R$10.000,00 para usar no e-commerce do Magalu. 

A iniciativa gerou um engajamento de 94 mil usuários únicos, dos quais cerca de 900 foram premiados. Teve até quem enviou mais de 3.800 tentativas para conseguir. 

Se chegou até aqui, agora você já sabe o potencial que os contatos inteligentes têm para aumentar as vendas e criar conversas significativas dentro de e-commerces. Muito além de uma tendência, essa tecnologia possibilita inovações constantes e é capaz de otimizar os processos de uma loja virtual.

Quer alcançar altos resultados com essa tecnologia? Garanta seu ingresso para o Fórum E-commerce 2023 e conheça a Blip para juntar-se à empresa líder do setor. Implemente já essa ferramenta no seu negócio.