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Empoderamento feminino: Mercado Livre e Sebrae fazem evento a empreendedoras de Osasco

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Com parceria do Sebrae e do Mercado Pago, o Mercado Livre promoveu o evento Empreenda Mulher. Realizado em Osasco, no Melicidade — campus do grupo Mercado Livre no Brasil —, o encontro contou com poucas figuras masculinas, como Rogério Lins, prefeito de Osasco, e Luiz Guilherme, vice-presidente do Sebrae (também de Osasco).

No Brasil, 1 a cada 3 empresas no Brasil é operada por mulheres, totalizando mais de 10 milhões de empreendedoras

A fim de reunir mulheres empreendedoras da cidade e oferecer dicas valiosas para o sucesso nos negócios, o evento também teve a presença de Eliane Belchior, gestora de empreendedorismo feminino do Sebrae Osasco. Na ocasião, a executiva abordou a importância da marca pessoal, definindo-a como “o que as pessoas falam de você quando não está presente”.

Força feminina

Além disso, Belchior inspirou as participantes com um discurso de empoderamento feminino e orientou-as sobre como atingir o sucesso. Enfatizou, por exemplo, sobre a importância do conteúdo compartilhado nas redes sociais e como as postagens pessoais influenciam na imagem da empresa. “Como uma mulher empreendedora, eu preciso refletir como eu quero ser vista e levar essa minha imagem para o mundo”.

Thays Assunção, da Secretaria de Tecnologia e Inovação de Osasco, também destacou o papel do poder público em apoiar as iniciativas das empreendedoras da cidade. Entre suas dicas, apresentou a Casa do Empreendedor, que auxilia na desburocratização da regularização das empresas.

Alguns dados do site do Mercado Livre apresentados no evento:

  • 52 compras por segundo;
  • 54,4 milhões de compradores;
  • 1,6 bilhões de cliques em anúncios (ADS);
  • 52% dos envios em 24 horas;
  • US$ 13,4 bilhões em volume total de mercadorias vendidas.

Dados de transação do Mercado Pago:

  • 371 transações por segundo (física e online);
  • 53,1 milhões de usuários únicos;
  • 30,4 milhões de usuários de investimentos;
  • US$ 3,8 bilhões em portfólio de crédito;
  • US$ 56,5 bilhões em volume total de pagamentos processados.

Programa “Agora Vai Mulher”

Na oportunidade, o Mercado Livre falou sobre o seu programa de educação financeira Agora Vai Mulher, que já impactou mais de 5 mil mulheres em toda a América Latina. A iniciativa, que conta com a parceria das empresas Barkus e Aliança Empreendedora, oferece suporte gratuito para microempreendedoras que faturam até R$ 10 mil mensais.

Vale destacar que ele tem como objetivo auxiliar as participantes na gestão e organização financeira, tanto pessoal como profissional — além de fornecer dicas de investimentos. A primeira etapa do programa é realizada via WhatsApp pela Iara, inteligência artificial do Mercado Pago.

Se Joga no Online

Ana Araripe, diretora de marketplace do Mercado Livre, reforçou a importância do programa Se joga no online, feito em parceria com o Sebrae. Também focado no empoderamento feminino, tem como objetivo auxiliar mulheres empreendedoras a ingressar no mundo digital e impulsionar seus negócios.

Dados relevantes do Programa Se joga no online

  • 1 a cada 3 empresas no Brasil é operada por mulheres;
  • Mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras atuam no país;
  • Somente 10% das mulheres se sentem preparadas para lidar com todas as áreas do negócio, segundo pesquisa do Sebrae de 2022;
  • 53% das empreendedoras são mães e 49% responsáveis pela renda familiar.

Empoderamento feminino dentro de casa

Ao final do evento, o Mercado Livre trouxe um balanço sobre a presença do empreendedorismo feminino no grupo. Entre os dados, destaque para:

  • 44% dos colaboradores são mulheres
  • 3,3 milhões de vendedores únicos, onde 1 a cada 4 são mulheres
  • 33% da liderança é feminina
  • 9 em cada 10 brasileiros usam a internet
  • Desde 2020, o Mercado Livre cresceu 32%
  • 109 milhões de brasileiros compram online
  • 55% preferem e-commerce ao invés da loja física
  • 80% das buscas por produto começam em algum e-commerce