Logo E-Commerce Brasil

Mulheres no e-commerce: empoderamento feminino no Fórum E-commerce Brasil

Por: Juliana Trinci

Editora-chefe do blog Mulheres no E-commerce

Com mais de 12 anos de carreira em gestão de treinamento, conteúdo e analista de marketplace, atualmente a jornalista e empreendedora atua como editora-chefe do blog Mulheres no E-commerce e também como copywriter e consultora digital, trazendo sua expertise para business online e capacitando os negócios com conteúdo, estratégia e customer success.

Em mais uma grande conquista, o projeto e movimento Mulheres no E-commerce marcou presença no Fórum E-commerce Brasil, um dos maiores eventos da América Latina no setor.

Este ano, com espaço ampliado, a Arena MNE contou com muito conteúdo em todos os dias do evento. Foram 12 painéis com temas diversos que envolviam negócios digitais, carreiras, desafios da mulher no mundo corporativo e muito mais.

Todas as profissionais que palestraram compartilhando suas experiências foram convidadas através do projeto e muitas tiveram esse espaço de fala pela primeira vez. Unindo esse propósito de democratizar o acesso das mulheres aos lugares de destaque, a Arena MNE foi um grande sucesso.

Abertura

A abertura da Arena foi realizada por Karina Godoy, jornalista com mais de 15 anos entre Rede Bandeirantes e TV Globo e que trouxe o talk “Calma, você não é a mulher maravilha!”. Em um bate-papo inspirador, Karina levantou alguns pontos importantes para que mulheres saiam do modus operandi de sobrecarga e encarem os desafios e escolhas com mais leveza, sabedoria e consciência dos limites. Foi uma palestra vibrante, com casa cheia e que preparou todos presentes para os próximos painéis.

Desafios e aprendizados da liderança feminina

O conteúdo da próxima apresentação seguiu com um tema sempre atual sobre mulheres na liderança e foi protagonizado por Flávia Navas, Growth Digital Manager da C&A, e Priscila Viana, Gerente de Growth E-commerce na Bauducco, com mediação de Desiree Caterini, Head de Sales & Operations do Mercado Ads.

As convidadas trouxeram visões sobre o assunto, contando os desafios como líderes e como os preconceitos atrelados à aparência jovem e à falta de representatividade feminina impactaram suas jornadas. Por outro lado, abordaram também que a liderança feminina tem suas particularidades positivas, como maior inteligência emocional e dados de que empresas lideradas por mulheres têm até 20% mais ambientes colaborativos.

DigitALL: por um mundo digital mais inclusivo

Neste painel, estiveram presentes Tania Vicente, CEO da iW2 Digital, e Jaque Ollibar, CEO da empresa com seu nome, e como mediadora Carol Soares, Sales Manager da DHL. Entre os assuntos abordados, esteve na pauta a promoção da igualdade de gênero no contexto tecnológico, com base na campanha da ONU para o Dia Internacional da Mulher em 2023. Palestrantes compartilharam as trajetórias e as estratégias para ampliar acesso à informação, habilidades digitais e segurança online para mulheres. O enfoque na Web 3.0 como catalisadora de empoderamento feminino destacou a importância da inclusão, diversidade de representação, investimentos em educação e capacitação tecnológica. A conclusão do debate foi que maximizar o impacto da Web 3.0 é fundamental para unir esforços de organizações, governos e sociedade civil na eliminação de barreiras e na criação de um ambiente digital equitativo, impulsionando a igualdade de gênero e o progresso social.

Diversidade e inclusão na prática

Com tema sempre em pauta e importância vigente, Sol Feliciano, empreendedora e conselheira social, e Giuliana Candido, Key Account na Multilaser, com mediação de Nanda Vales, especialista em e-commerce D2C, falaram sobre a relevância da diversidade em todas as esferas do mercado, incluindo a tecnologia e o varejo. Discutiu-se a importância de políticas de D&I que transcendem a diversidade étnica, incluindo comunidades minorizadas. A inclusão de perspectivas diversas foi ressaltada como fator-chave para vantagens competitivas e inovação nas empresas, resultando em soluções criativas e bem-estar dos funcionários. Reconheceu-se, contudo, desafios persistentes, como preconceitos e falta de representatividade, ressaltando a importância de as empresas continuarem a promover políticas de equidade e igualdade. O painel enfatizou que a jornada rumo à verdadeira inclusão requer um esforço constante de todos os envolvidos, desde lideranças até colaboradores, para criar um ambiente de trabalho mais justo, igualitário e inovador.

Logística para mulheres sem fronteiras

Gabriela Guimarães, VP de Operações da DHL, Suelen Belinassi, Fulfillment Manager do Mercado Livre, e Edilene Loiola, Founder da Soulog, trouxeram questões sobre o impacto do frete no comércio eletrônico e estratégias para otimizar a logística abordando também sobre a transformação do frete de ônus para um aliado na rentabilidade dos negócios online. Além disso, o painel abordou a participação das empreendedoras no mercado de comércio internacional e cross border. Segundo dados da Apex Brasil, mulheres estão desempenhando um papel cada vez mais importante nessa expansão, liderando negócios relacionados a vendas e importação de produtos. As mulheres estão à frente, principalmente, nos setores de moda, acessórios e beleza, que têm alta penetração no comércio online. Apesar dos avanços, ainda há desafios em termos de equidade de gênero em posições de liderança no comércio exterior. Programas de apoio e mentoria foram mencionados como recursos importantes para fortalecer a participação das empreendedoras nesse cenário em constante evolução.

Pós-maternidade no mundo corporativo

O palco liderado por Cris Cortes, Gerente de E-commerce da Mamô Brasil, e Arielle Santana, Gerente de Marketing Digital do Grupo Multi, com mediação de Carol Soares, lotou a Arena com esse tema tão importante para as mulheres.

Os principais tópicos explorados durante o painel centraram-se na recepção das empresas e instituições às gestantes, na relevância de estabelecer uma rede de suporte, na confiança das mães ao planejar suas trajetórias profissionais e, por último, na questão do retorno após a licença-maternidade, um período marcado por um alarmante número de desligamentos. As duas palestrantes, que estão grávidas, e Carol Soares, que é mãe de três, falaram bastante sobre empatia, acolhimento e compreensão como valores da empresa, sendo tópicos fundamentais para essa fase tão mágica da mulher.

Moda democrática: o papel da construção de imagem e estilo

Trazendo grande diversidade de conteúdo e temas, a Arena MNE convidou Flavia Durante, Founder da Pop Plus, e Andreza Ramos, Consultora de estilo e Influencer, para participar desse painel com mediação da Juliana Mazagão, empreendedora e consultora de imagem.

O painel focou no potencial não aproveitado da moda em relação à inclusão de corpos diversos. Flávia e Andreza ressaltaram o impacto positivo da feira Pop Plus no empoderamento de empreendedoras e clientes, abordando também a influência de gigantes internacionais na moda plus size e a importância do fortalecimento de marcas nacionais nesse cenário.

A discussão enfatizou a moda como meio de desafiar estereótipos, combater preconceitos e promover inclusão e empoderamento feminino, além de ressaltar seu potencial econômico para marcas que buscam atender esse público diverso.

Como tornar negócios digitais mais didáticos para nova empreendedoras

O triplo painel formado por Ale Alves, Head of Digital da Camys Brand, Juliana Trinci, copywriter e editora de conteúdo da Trinci Consultoria, e Daniela Doyle, Head de Marketing da Bling, destacou-se pela importância do conhecimento no contexto do mercado de e-commerce. Com ênfase na ética e na responsabilidade, foi enfatizado como o conhecimento pode capacitar as decisões e conferir autonomia aos indivíduos. Reconhecendo o potencial promissor do e-commerce, observou-se que é essencial compreender não somente as estratégias de venda, mas todo o ciclo do varejo eletrônico.

A discussão ressaltou a necessidade de orientação para os novos empreendedores digitais, visto que montar e gerenciar um e-commerce envolve desafios e riscos. Além disso, ficou claro que grandes varejistas também devem ter acesso a profissionais especializados para manter a excelência em suas operações. Também foi abordada a importância de plataformas intuitivas, permitindo aos usuários operarem com lógica simples na visão de tecnologia como habilitadora de processos e grande aliada na eficiência e no crescimento das operações.

A força das mulheres na Indústria

Thaiza Fablicio, E-commerce Latam da Samsung SDS e co-founder do MNE, juntamente com Jaqueline D’ Argenio, Gerente de Delivery da Samsung SDS, e Elisa Vasconcelos, Diretora de E-Commerce & Categorias da Kraft Heinz, discutiram sobre os fatores que impulsionaram as indústrias a aderirem ao digital e também sobre os desafios e as restrições na entrada desse canal. Falaram sobre os conflitos de canais, distribuidores, marketplaces e a indústria digitalizada, levantando também as questões das mulheres em cargos de gestão e liderança.

Outros painéis foram especialmente ministrados, como “A importância do impacto social no empoderamento das minorias”, com a presença de convidadas especiais trazidas por Milena Rosa, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Schneider Electric, abordando a importância da educação inclusiva, a necessidade de criar oportunidades e o fortalecimento de comunidades. Também comandado por mulheres potenciais, o painel “Empreendedorismo Feminino: um aprendizado contínuo!”, com Leticia Vaz, CEO da LV Store, e Carol Moreno, Fundadora do Mulheres no E-commerce, compartilharam suas vivências e conselhos no empreendedorismo e a importância de rede de apoio como ferramenta para promoção de uma comunidade mais forte e colaborativa para que mais mulheres empreendam e tenham sucesso no mercado.

Ainda dentro do tema de mulheres e seus espaços, Tamires Macedo, CEO da Bruta Marketing, Carol Sampaio, VP da Infrashop, Isabella Vieira, Recrutadora de Growth e líder do Digit.all da VTEX, e Roberta Portella, Head de Marketplace da Americanas AS, lideraram o painel “Mulheres protagonistas: um diálogo sobre a conquista de espaço”, trazendo uma visão abrangente e atual sobre os desafios enfrentados por mulheres no mercado digital e compartilhando suas experiências e aprendizados para superá-los com foco em representatividade e na construção de uma cultura empresarial inclusiva.

Para conhecer mais sobre o projeto Mulheres no E-commerce, que impacta mais de 50 mil mulheres em diversos países, desde 2017, e promove a construção de um futuro digital mais humano e inclusivo, respeitando a diversidade, a pluralidade e o lugar de fala das mulheres, assim como a transformação nas empresas, nas instituições e na sociedade, acesse https://mulheresnoecommerce.com.br/participe/.