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eBay e PayPal se juntam para lançar plataforma aberta de e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Na última quarta-feira, durante a conferência Innovate Developer, o eBay anunciou oX.commerce, uma plataforma aberta para facilitar a conexão entre comerciantes e compradores.

De acordo com John Donahoe, CEO do eBay, a novidade permitiu a criação de um ecossistema aberto que traz o maior leque de ferramentas para o comércio. Para o executivo, a internet está trazendo novas demandas para o comércio, que não está dando conta de atendê-las.

Segundo Naveed Anwar, chefe da comunidade do X.commerce, atualmente, o comércio não depende apenas da soma de dinheiro que é investida em propaganda e na localização física da loja, mas sim de se manter em dia com as inovações e tendências, ter as melhores ferramentas.

O X.commerce tem como base o PayPal e o próprio eBay, mas conta também com tecnologias de outras empresas compradas pelo eBay, como RedLaser (leitura de código de barras em celulares), Where (geolocalização) e Magento (software de e-commerce).

O objetivo da plataforma é unir a enorme quantidade de empresas e de tecnologias que o eBay oferece – a empresa vem comprando uma série de companhias do setor. Com o X.commerce, a ideia é deixar de ser um “site de e-commerce” para tornar-se uma empresa de tecnologia.

Entre os grandes nomes que já divulgaram que vão aderir à novidade estão Adobe e Facebook também. A Adobe entra com as ferramentas de análise Omintiure, que produzem relatórios de vendas, fonte de tráfego, conversão etc. O Facebook, por sua vez, integrou sua tecnologia Open Graph ao X.commerce, o que vai permitir aos lojistas dentro da plataforma ter apps para que os compradores publiquem na rede, em vez de apenas “curtir”, como acontece hoje.

A novidade foi apresentada dentro do software de gerenciamento da Magento. Uma das ferramentas permite publicar o site em outras línguas, a partir de templates, ou postar anúncios no Facebook e no Google. Segundo Roy Ruben, cofundador da empresa, o software permite a adição de extensões, que alteram funções do sistema e adicionam recursos. “Temos 4.800 extensões, com 4 milhões de downloads”, disse.

Na nova loja global, prevista para 2012, os desenvolvedores poderão oferecer – gratuitamente ou não – aplicativos para pagamento, gerenciamento de listas (carrinho) e de vendas, integração com outros sites e logística de entrega, por exemplo. Tudo em código aberto e acessível, disse Donahan. Hoje, o único mercado de apps é o Connect, da Magento.

Os desenvolvedores interessados já podem acessar o sistema no site x.com. De acordo com os executivos do eBay, a plataforma estará disponível em português em 2012.