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E-Commerce japonês deverá movimentar US$ 62 bilhões em 2015

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As vendas através do comércio eletrônico no Japão devem aumentar consideravelmente nos próximos anos, embora muitos varejistas físicos ainda não estejam preparados para se beneficiar dessa tendência, segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey.

A consultoria revela que o mercado de varejo on-line no Japão movimentou 46 bilhões de dólares em 2011, e deverá crescer 7% ao ano até atingir a marca de 62 bilhões de dólares em 2015. Este valor é quase três vezes maior que os US$ 22 bilhões previstos para o Brasil em 2016, segundoum estudo divulgado pela Forrester Research, em abril de 2011.

A Amazon e a Rakuten, os dois maiores players do mercado japonês, viram sua participação aumentar de 32% para 40% em apenas dois anos e tem potencial para chegar a 50% em um curto período de tempo.

Ainda assim, a Rakuten é o site de comércio mais popular do Japão: 76% dos e-consumidores afirmam visitar frequentemente esta plataforma, à frente dos 62% que dizem o mesmo para a Amazon.com.

Nos últimos dois anos, a proporção de consumidores japoneses que realizou anualmente dez ou mais compras on-line aumentou de 37% para 49%.

A pesquisa também mostra que Eletrônicos, Vestuário e Livros e Software são as três principais categorias do varejo on-line japonês.