As vendas on-line durante o Black Friday chegaram a US$ 1,42 bilhão nos Estados Unidos, acréscimo de 26% em relação ao mesmo dia do ano anterior. É o que indica um relatório apresentado nesta segunda-feira (26) pela comScore, o qual revela ainda que mais de 57,3 milhões de estadunidenses visitaram sites de comércio eletrônico durante a sazonalidade.
No total, a comScore sugere que o e-commerce tenha movimentado US$ 13,7 bilhões até o momento durante a temporada de férias (definido como os 23 dias que antecedem a Black Friday), um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os cinco varejistas mais acessados no Black Friday foram: Amazon, Walmart, Best Buy, Target e Apple. No entanto, sites de leilões como o eBay foram excluídos da lista.
Conteúdo digital e Assinaturas foi a categoria que mais cresceu durante a temporada de férias, avançando 29% no ano a ano. Este grupo inclui livros digitais, áudio e vídeo, que tiveram seu consumo impulsionado pelo grande aumento no número de usuários de aparelhos portáteis. Outras categorias que tiveram um crescimento expressivo foram brinquedos (27%), Games (18%) e Eletrônicos (18%). Por outro lado, a categoria de Vestuário e Acessórios foi a que mais cresceu no Black Friday, representando mais de um quarto das vendas e superando o grupo de Hardware, que liderou por diversos anos.