De acordo com pesquisa realizada pela Wake e Opinion Box, 79% dos consumidores transitam entre o varejo físico e online – apontando a omnicanalidade como uma estratégia de sucesso para os varejistas. As compras feitas somente por meio do e-commerce conquistam 9,4% dos entrevistados.
As lojas físicas são preferência para 11,7% dos consumidores, uma diferença de 2,3 pontos percentuais para o varejo digital.
Quando as compras são uma necessidade, as lojas online aparecem como a opção preferida dos clientes. 56,6% dos respondentes optam pelo e-commerce buscando pelas melhores condições de compra – segundo a pesquisa, o digital se destaca pela conveniência e pelos preços acessíveis.
Além disso, as lojas virtuais conhecidas são a escolha de 23% dos consumidores, superando a média das lojas físicas (6%).
Entre os fatores que impulsionam o varejo digital a pesquisa apresenta 4 principais: melhores ofertas e promoções (37,5%), mais barato (35%), facilidade de pesquisar preços e produtos (34%) e, por fim, a praticidade (30%).
Por outro lado, as categorias mais buscadas no mundo online são:
- Roupas e calçados (41%);
- Eletrônicos (18%);
- Eletrodomésticos (12%);
- Alimentos e bebidas (11%).
Onde estão os consumidores?
Com o foco em canais, 43% dos consumidores declaram que usam sites de busca para encontrar as lojas – tanto físicas quanto online – que fazem suas compras. Na sequência aparecem os aplicativos (42%), Instagram (34%) e indicação de amigos ou conhecidos (26%).
Os marketplaces aparecem na quinta posição, com 22% usando os sites para encontrar lojas.
Considerando somente os clientes dos canais online, 68% preferem o canal próprio da marca. Em segundo lugar, com uma diferença de 10 p.p, aparece o aplicativo da empresa (57%).
Apesar de uma porcentagem menor, as redes sociais ainda correspondem por uma parcela significativa do mercado. Instagram e WhatsApp têm, respectivamente, 23% e 11% dos consumidores.
Além disso, 54% dos consumidores são influenciados pelo preço para trocar de canal (indo do físico para o online) durante uma compra. As promoções exclusivas, em segundo lugar, são decisivas para 39% dos entrevistados. Já a disponibilidade de produtos no mundo digital são o fator de troca para 34% dos clientes.
O tempo de entrega, com 26% das respostas, fica em quarto lugar.