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E-Commerce do Magazine Luiza movimenta mais de R$1 bilhão em 2012

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A loja virtual do Magazine Luiza ultrapassou a marca de R$1 bilhão em vendas, fechando 2012 com R$ 1,1 bilhão – um crescimento de 33,3% em relação a 2011. No quarto trimestre a receita chegou a R$ 313,7 milhões, 25% superior ao mesmo período do ano anterior.

Em nota a varejista ressalta que os bons resultados alcançados no comércio eletrônico se dão pelo aumento de audiência do site, pela diversificação do sortimento de produtos e das novas parcerias B2B e market place, como viagens e suplementos alimentares.

Além dos significativos incrementos financeiros, o e-commerce do Magazine Luiza foi eleito como melhor loja de eletrodomésticos e loja mais querida do Brasil pelo e-bit, resultado, que, segundo Marcelo Silva, CEO do Magazine Luiza, é decorrente dos intensivos investimentos realizados no segmento, como o lançamento da nova versão do site/mobile, e a melhoria significativa nas áreas de logística e operações. “A rentabilidade positiva apresentada por este canal comprova que a multicanalidade traz sinergias de infraestrutura e de despesas operacionais, garantindo o crescimento sustentável do e-commerce”.

Outra iniciativa que segue em ascensão é o Magazine Você, que foi criado há pouco mais de um ano, e já conta com mais de 70 mil lojas virtuais no Facebook– o que enfatiza a capacidade inovadora da Companhia em alavancar a mídia social como uma nova ferramenta de vendas em todo o País, complementa o executivo.

Ele também diz que a empresa  prevê a finalização dos processos de integração das lojas Maia e do Baú da Felicidade, assim como a conclusão do Programa Mais com Menos, que estabelece políticas de controle mais rigorosas para este ano, tais como a redefinição de processos de orçamento para cada departamento; manutenção do comitê responsável pelo sucesso de todo o programa; adoção de metas base zero para cada área e priorização dos projetos de redução de custos que serão implantados ao longo do ano.

O executivo reforça ainda que, além deste projeto, outras iniciativas serão implantadas ao longo de 2013 visando a redução de custos, como a otimização da logística, por meio do projeto de entrega multicanal, em que os produtos do e-commerce serão entregues diretamente pelos oito centros de distribuição do Magazine Luiza, assim como a diluição das despesas de marketing, a desoneração da folha de pagamento e diminuição das despesas com energia elétrica; aumento da produtividade das equipes de apoio das lojas, CDs e da Luizacred. “Esperamos melhorar os nossos resultados de forma consistente e gradual no médio prazo, pois sabemos que as lojas do Nordeste e as antigas Lojas do Baú trarão resultados positivos em 2013. Também continuaremos o nosso foco com prudência financeira, por meio do projeto de redução de custos e despesas e aumento de eficiência nas lojas. Além disso, estamos confiantes no desempenho da Luizacred, com a transferência do processamento e gestão de cartões de crédito para o Itaú, nosso parceiro na joint venture, além do foco em produtos de maior margem, como o CDC”, justifica.

Vale ressaltar que, em 2012, o Magazine Luiza obteve um aumento de receita bruta consolidada de 19,1% em relação a 2011, contabilizando um total de R$ 9,1 bilhões, sendo que no quarto trimestre do ano passado, a varejista cresceu 15,2%, atingindo R$ 2,6 bilhões em receita bruta. Para 2013 a expectativa é de atingir o crescimento de 20% com a abertura de  20 a 25 novas lojas físicas, e aumentar o faturamento do e-commerce na casa dos 30%.