A NielsenIQ apresentou alguns insights para pequenas e médias marcas prosperarem no mercado brasileiro. Em um cenário onde 57% dos consumidores no Brasil estão dispostos a experimentar coisas novas, o país se destaca globalmente como um dos líderes em inovação no consumo.
Claudio Czarnobai, líder para América Latina de pequenas e médias empresas da NielsenIQ, compartilhou sua visão durante a premiação NIQ Founders Pitch Slam Brasil, voltada para pequenas e médias empresas do setor de produtos de consumo de giro rápido (CPG).
Somos um país com muitas possibilidades e grande interesse pela inovação no setor de alimentos, isso acelerado por uma busca constante do brasileiro por um consumo mais adequado social e ambientalmente. Por isso, um produto novo de uma empresa pequena com preço certo, embalagem correta e comunicação propositiva tem muita chance de conquistar o consumidor
Claudio Czarnobai, líder para América Latina de pequenas e médias empresas da NielsenIQ
Durante a apresentação, foram destacados pontos cruciais para que PMEs aproveitem as tendências e transformações do comportamento de compra:
. Conexão com acessibilidade e ressonância: é importante apresentar o que é novo, diferente ou único da marca, atendendo a uma funcionalidade específica para satisfazer as preferências de compra.
. Motivação para a compra: quase 4 em cada 10 consumidores globais têm alguma preferência por comprar marcas menores, o que representa uma oportunidade significativa para PMEs.
. Aproveitamento das tendências: PMEs devem alinhar seus produtos com afirmações e atributos específicos ou benefícios ambientais/sociais que importam pessoalmente aos consumidores.
. Adequação das embalagens: É crucial que os tamanhos das embalagens estejam adequados às missões dos canais e ao estágio de sua marca, especialmente em fases de experimentação, onde embalagens menores e de menor valor de ticket podem ser mais atraentes para os consumidores.
O Brasil também se destaca no cenário latino-americano, onde cerca de um terço do faturamento do varejo alimentício vem de pequenas marcas. Este número é significativamente superior ao de outros países da região, como a Costa Rica, que aparece em segundo lugar com 9% do total de faturamento proveniente dessas empresas emergentes.
A Premiação
A vencedora da edição deste ano do NIQ Founders Pitch Slam Brasil foi a NUU Alimentos. “Somos uma empresa que tem fábrica, estamos no interior de MG e estamos fazendo comida de antigamente para gerações do futuro. Estamos no varejo e é muito difícil,” afirmou Rafaela Gontijo, co-fundadora da NUU Alimentos.
A primeira edição do NIQ Founders Pitch Slam no Brasil, uma premiação já consolidada nos EUA, teve 31 empresas concorrendo. Desses, 12 foram escolhidos para uma semifinal e quatro entraram para a finalíssima desta quarta-feira. Os jurados foram formados pelo presidente da NielsenIQ no Brasil, Alfredo Costa; Leila Okamura, co-fundadora de Local.e; Julian Frenk, diretor de Bases da NIQ; e Daniel Scharff, CEO da Startup CPG.
A NUU Alimentos foi premiada com um ano de acesso total ao Pacote Avançado NIQ RMS, avaliado em R$ 250 mil.
Czarnobai enfatizou que a premiação faz parte da iniciativa da NielsenIQ de apoiar de forma constante pequenas marcas que desejam ampliar sua presença no varejo moderno. A iniciativa NIQ Founders Pitch Slam Brasil continua a oferecer uma plataforma única para que empresários de PMEs apresentem suas soluções a líderes do varejo, destacando as inovações mais promissoras do mercado brasileiro.
Empresas que utilizam dados e insights da NielsenIQ faturam em média 110% a mais do que aquelas que não são parceiras da NielsenIQ. A competição visa apoiar pequenas e médias empresas a se inserirem no mercado e competirem com os grandes players do setor.