Dia dos Solteiros da China perde brilho e crescimento cai para um dígito
Após mais de uma década de crescimento explosivo, o Dia dos Solteiros da China, maior festival de compras online do mundo, está entrando num ciclo de menor crescimento, prejudicado pela economia mais lenta e maior escrutínio regulatório.
O gigante do comércio eletrônico Alibaba disse na sexta-feira (12) que suas vendas brutas (GMV) cresceram 8,5% durante o evento de 11 dias, a menor taxa desde que surgiu.
O GMV cresceu pelo menos dois dígitos em todos os anos, desde que o Alibaba fundou o evento em 2009 e o transformou em festival de compras online global, superando a Cyber Monday nos Estados Unidos. Em 2020, estendeu o evento de um dia para 11.
“A magia do Duplo 11 está desaparecendo”, disse Sharry Wu, líder de transformação de negócios de consultoria na China da EY, referindo-se à data, originalmente um dia não oficial para comemorar o desapego romântico.
“As marcas precisam entender, depois de anos de prática, que o Dia dos Solteiros não é o impulsionador de vendas garantido.”