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Dia dos Pais: faturamento do e-commerce cresce 6,3%, indica o ICVA

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Segundo os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), apurados entre os dias 7 a 13 de agosto, as vendas por e-commerce no Dia dos Pais aumentaram 6,3% em comparação a 2022, enquanto as vendas presenciais cresceram 2,0%. No geral, o varejo teve alta de 2,3%. 

(Imagem: Freepik)

Houve o registro de aumento de 1,8% nas vendas dos setores tradicionalmente relacionados a presentes, ficando classificado assim:

11,3% – Cosméticos e Higiene Pessoal;
3,3% – Livrarias, Papelarias e afins;
2,6% – Móveis, Eletro e Depto;
1,6% – Óticas e Joalherias.

Enquanto as vendas dos demais setores do varejo subiram 2,4%. Integram a categoria os segmentos que não são considerados presenteáveis, mas ficam aquecidos com a data comemorativa, como Bares e Restaurantes e Turismo e Transporte, por exemplo.

Dados por região

Ao considerar apenas o varejo físico, todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento nas suas vendas, exceto o Nordeste, que teve queda de 0,4%. A região Sudeste cresceu 2,7%, seguida pelo Norte, com 2,3%. Em seguida, tem o Sul, com +1,9% e o Centro-Oeste, com +1,5%.

Os estados que apresentaram melhor desempenho, foram:
+4,9% – Minas Gerais;
+4,6% – Rio Grande do Sul;
+4,1% – Distrito Federal;
+3,4% – Rio de Janeiro.

Como funciona o ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo, e tem a proposta de oferecer mensalmente um panorama do comércio varejista do país a partir de informações reais.

O levantamento é feito através do mapeamento das vendas realizadas em 18 setores pela Cielo, que abriga dados de pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por quase 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

Como é feito o cálculo

Desenvolvido por meio de modelos matemáticos e estatísticos aplicados à base da companhia, o levantamento tem o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento (como a variação de market share) e da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

A Cielo também informou que esse índice não é de forma alguma uma prévia dos seus resultados, que são impactados por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.