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ICVA aponta que vendas no varejo cresceram 2,8% em agosto

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Após um mês de julho favorável ao e-commerce, vendas no Varejo em agosto de 2022 também cresceram 2,8%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 15,8%.

Os efeitos de calendário beneficiaram o resultado. Isso ocorreu porque houve uma quarta-feira a mais, dia em que as vendas costumam ser mais intensas, e um domingo a menos, data em que o comércio está menos aquecido, que em agosto de 2021. Sem considerar esses efeitos, o Varejo apresentou crescimento nominal de 14,4%. Na comparação deflacionada, o crescimento nas vendas foi de 1,5%.

Na opinião de Diego Adorno, gerente de Produtos de Dados da Cielo, o comércio está em recuperação, potencializado pela performance de segmentos como Postos de Gasolina, Turismo e Transporte e Bares e Restaurantes. “No caso de Postos de Gasolina é possível associar a aceleração do crescimento de vendas, já descontada a inflação, à queda de preços verificada recentemente. De forma geral, agosto marcou o décimo mês seguido de crescimento do Varejo, algo que não ocorria desde dezembro de 2019. Ainda assim, o nível das vendas está abaixo do período pré-pandemia quando eliminados os efeitos de aumento de preços.”, afirma.

Imagem de um gráfico

Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 8,73% no acumulado dos últimos 12 meses, com deflação de 0,36% em agosto. A retração nos preços verificados no grupo de Combustíveis foi a que mais contribui para a deflação.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 12,71% em agosto, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

Setores

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e de Serviços registraram crescimento nas vendas em relação a agosto de 2021. Já Bens Duráveis e Semiduráveis sofreu queda.

O destaque no macrossetor de Bens Não Duráveis foi Postos de Gasolina. No macrossetor de Serviços, um dos segmentos que mais colaboraram para o crescimento foi Turismo e Transportes.

Por outro lado, o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis registrou baixa, impactado negativamente pelo segmento de Materiais de Construção.

Regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a agosto do ano passado. A região Norte registrou alta de 5,6%, seguida da região Sul (+2,5%), Nordeste (+1,1%), Sudeste (+0,7%) e Centro-Oeste (+0,6%).

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com agosto de 2021, as vendas na região Sudeste cresceram 15,1%, seguida da região Sul (+14,5%), Norte (+14,2%), Nordeste (+13,6%) e Centro-Oeste (+11,7%).

ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro. Neste caso, ocorre de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.