Logo E-Commerce Brasil

Dia das Mães: vendas no e-commerce aumentaram 2,3%, segundo o ICVA

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

As vendas durante o Dia das Mães tiveram um crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento, que analisou o período entre 6 e 12 de maio, revelou um aumento de 7,3% nas vendas físicas e de 2,3% no e-commerce.

(Imagem: Freepik)

Os cosméticos e joias foram os queridinhos

Os setores que mais se destacaram em vendas foram Cosméticos e Higiene Pessoal (+9,6%), Óticas e Joalherias (+9,4%) e Móveis, Eletrodomésticos e Departamentos (+9,2%). Já o setor de Vestuário e Artigos Esportivos apresentou queda de 6,4% no faturamento.

Segundo Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, foi a mobilização social em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Os setores de supermercados, hipermercados, drogarias e farmácias, que apresentaram crescimentos expressivos, podem ter sido beneficiados pela busca por itens de primeira necessidade e pela estocagem preventiva, em meio à incerteza causada pela tragédia”, explica Alves.

Desempenho por região e estados

O crescimento nas vendas para o Dia das Mães foi observado em todas as regiões do país:

  • Norte (+7,6%);
  • Sudeste (+7,5%);
  • Nordeste (+6,9%);
  • Sul (+5,2%);
  • Centro-Oeste (+4,7%).

Em relação aos estados, o Rio de Janeiro liderou o ranking de crescimento, com alta de 12,4%. Ceará (+9,3%), Minas Gerais (+8,6%), Santa Catarina (+8,6%), Mato Grosso (+8,3%), Pará (+8,2%), Bahia (+6,1%) e São Paulo (+5,7%) também se destacaram entre os resultados mais expressivos.

Mesmo as fortes chuvas e inundações que atingiram o Rio Grande do Sul no final de abril não impediram o crescimento das vendas no varejo do estado. Entre os dias 6 e 12 de maio, o setor registrou um aumento de 2,0% no faturamento, demonstrando a força da economia local.