Logo E-Commerce Brasil

Dia das Mães: compra está ligada a bem-estar e saúde neste ano, segundo Reclame Aqui

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Uma análise do Reclame Aqui sobre o Dia das Mães de 2024 mostrou que 45% dos três mil consumidores respondentes vão comprar presentes para a data. O número é três vezes maior que o visto em 2023 e representa o apelo da data neste ano.

Segundo o estudo, a lista do que deve vender mais neste ano se volta para serviços ou itens de bem-estar, autocuidado, vivência e itens personalizados. Entre as categorias, estão:

  • Produtos de beleza e perfumaria (19%);
  • Roupas e calçados (20%);
  • Acessórios (16%)
  • Experiências e flores (massagem, degustação de vinho etc) (13%).

Com entendimento de que o consumidor está mais decidido e exigente em 2024, a pesquisa também mostra que 16% ainda não sabem se comprarão presentes. A motivação fazê-lo, aliás, conta com uma série de razões além do preço, incluindo:

  • Reputação das empresas (29%);
  • Qualidade dos produtos (20%);
  • Experiências anteriores com a marca (17%).

Mais dados

Assim como no último Dia das Mães, não há muito crescimento em termos de valores previstos para compras. Segundo o Reclame Aqui, o ticket médio continua baixo, com 47% investindo até R$ 100 e 39% reservando entre R$100 e R$300 para o presente.

Ao todo, 25% pretendem parcelar no cartão de crédito além de 29% pagando à vista (Pix) ou dinheiro.

Já na modalidade escolhida para compra, 27% devem utilizar o e-commerce (e-commerces e marketplaces), enquanto 35% preferem lojas físicas, no comércio do bairro.

A pesquisa foi aplicada entre 12 e 17 de abril por meio da plataforma do Reclame Aqui. Ao todo, 3 mil consumidores responderam.