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Dia das Mães: brasileiros pretendem gastar média de R$ 340, 69% a mais do que em 2023

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A fim de entender os hábitos de compras dos consumidores sobre o Dia das Mães, a Shopee fez um levantamento sobre a data. Entre os principais insights, destaque para o gasto médio com o presente, de R$ 340 — 69% a mais do que ano passado.

Pai e filha entregando presente para a mãe, que está sorrindo e de olhos fechados
Esse ano, a grande maioria (39%) diz que optou por se antecipar em três semanas ou mais às compras para o Dia das Mães

Se de um lado é estimado um faturamento acima de R$ 7 bilhões para o evento, o estudo mostra que somente 30% já sabem o que vão comprar para suas mães. Sobre os itens de preferência, em especial categorias de moda, na hora da escolha estão:

  • roupas e acessórios (52%), com um crescimento de mais de 11% em relação a 2023;
  • itens de casa, cozinha e decoração (19%);
  • produtos eletrônicos (12%);
  • e de saúde e beleza (12%).

O que importa na hora da compra

Segundo a pesquisa, para 58% dos respondentes o preço é o mais importante na hora da compra do presente para as mães. Na sequência, a importância vai para:

  • o presente que a mãe deseja ganhar (16%);
  • a facilidade de encontrar o produto (15%);
  • e algo que surpreenda (9%).

Hábitos de compra

Quando abordado o tema “comportamento de compras”, o estudo aponta que a compra online é a escolha principal para 69% dos respondentes, que afirmam ter o costume de comprar pela internet.

No momento de procurar o presente, 48% preferem primeiro escolher o que vão comprar para, depois, procurar a loja com a melhor oferta. Já outros 34% priorizam olhar a faixa de preço e depois pesquisar na Internet.

Antecipação e canais de busca

Aproveitando a oportunidade, a pesquisa buscou entender o momento mais oportuno de compra de presentes para o Dia das Mães. Esse ano, a grande maioria (39%) diz que opta por se antecipar em três semanas ou mais. Já 25% desejam comprar com uma ou duas semanas, enquanto 11%, com um a três dias.

Em relação às ferramentas utilizadas para pesquisar os melhores presentes e descontos, os consumidores elencaram da seguinte forma:

  • Google (41%);
  • Lojas recomendadas (40%);
  • Instagram (28%);
  • Youtube e Pinterest (25%);
  • e Facebook (11%).