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Descontos e promoções: compartilhamento de ofertas entre usuários é importante, segundo OLX

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Em levantamento feito com a MindMiners, a OLX identificou que 57% de usuários que tiveram uma compra vantajosa recomendam ofertas do tipo para outras pessoas. A constatação mostra que a disseminação de descontos e promoções por parte do público é algo visto com constância entre consumidores brasileiros.

OLX - promoções e descontos
(Imagem: Freepik)

Além de mais da metade indicarem a experiência de comprar em promoções ou produtos com desconto, a veiculação também tem outras formas de acontecer nos dias de hoje. Isto porque a pesquisa mostra que 27% dos entrevistados também falam a respeito nas mídias sociais.

Contudo, na prática, como se sai a recomendação no momento de convencer outros consumidores? Segundo a OLX, 50% dos usuários falam que as pessoas que receberam a recomendação mostram interesse e consideram comprar. Somente 13% de quem ouve as dicas acredita que os produtos mais caros são melhores.

Meios para o fim

A procura por cupons de desconto também é pertinente com o público, com 53% sempre em busca dos vouchers. Além disso, considera-se a porcentagem de 20% como mais vantajosa, no e-commerce, para 26% do público.

A diversificação aumenta mais quando o levantamento fala nos canais mais utilizados para resgatar promoções e descontos. Os sites das lojas são os mais procurados (53%), seguidos de pesquisas no Google (41%) e aplicativos de cashback (39%).

Na lista, que inclui ainda lojas físicas, e-mails, aplicativos da marca e próprios de promoção, também estão meios de comunicação e interação da geração atual. É o caso de Instagram (26%), grupos de WhatsApp (19%) e TikTok (16%).

Categorias e gastos

A pesquisa da OLX com a MindMiners também contabilizou o gasto dos consumidores nos últimos seis meses. Válida para o e-commerce especificamente, a lista vai de até R$ 100 para R$ 3 mil ou mais. Veja:

Até R$ 100 – 18%
De R$ 100,01 a R$ 300 – 23%
De R$ 300,01 a R$ 600 – 16%
De R$ 900,01 a R$ 1 mil – 9%
De R$ 1.000,01 a R$ 1,5 mil – 8%
De 1.500,01 a R$ 2 mil – 8%
De R$ 2.000,01 a R$ 2,5 mil – 3%
De R$ 2.500,01 a R$ 3 mil – 5%
R$ 3 mil ou mais – 10%

Com frete grátis visto por 96% dos entrevistados como vantagem econômica nas compras online, as categorias com mais buscas por economia são:

Eletrônicos – 69%
Roupas, sapatos e acessórios – 63%
Eletrodomésticos  – 60%
Higiene e beleza – 49%
Móveis – 42%
Casa e decoração – 39%
Alimentos e bebidas – 38%
Jogos e brinquedos – 34%
Produtos para pet – 24%
Outros – 3%

O estudo entrevistou 300 pessoas de todo o Brasil. O público é composto por 52% de mulheres e 48% homens, nas faixas etárias entre 18-24 anos (20%), 25-30 anos (17%), 31-40 (27%), 41+ (35%). No recorte de classes, a maioria é da classe C (43%), B (40%), A (15%) e D/E (2%). Ele contemplou as cinco regiões do país: Sudeste (48%), Nordeste (23%), Sul (16%), Centro-Oeste (8%) e Norte (6%).