Conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), até o final de 2023, os investimentos em publicidade no e-commerce devem crescer 550% em relação a 2022, totalizando uma receita de R$2,6 bilhões. De olho neste demanda e visando facilitar a compreensão e inserção dos varejistas ao retail media, a Tenerity, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as companhias e seus consumidores, decidiu compartilhar informações sobre este mercado, por meio de um white paper, que mostra as vantagens e possibilidades que esta modalidade de propaganda pode oferecer aos empresários e consumidores.
“Atuando na América do Sul e na Europa, percebemos a necessidade de divulgar mais informações sobre o retail media, para que os varejistas conhecessem o tema. O white paper é o resultado deste desejo de apurar e compartilhar dados relevantes do setor. Este modelo de negócio é benéfico para todas as partes envolvidas e pode fortalecer a renda das empresas, além de trazer melhores oportunidades de compra para os clientes”, explica Eduardo Esparza, VP general manager da organização ibéria e no Brasil.
Terceira onda
Considerada a terceira onda da publicidade digital, que se iniciou com os buscadores e passou pela era das mídias sociais, o retail media vem ganhando destaque internacionalmente. No momento, de acordo com Statista, a China lidera o ranking de investimento em propaganda neste formato, com uma estimativa de US$ 51,81 bilhões em 2023 e deve chegar a US$ 64,43 bilhões em 2025.
Já os Estados Unidos foi identificado como um dos mercados onde o investimento em retail media tem registrado maior crescimento. Os gastos com publicidade dobraram nos últimos dois anos, alcançando U$ 41 bilhões. Segundo o estudo da eMarketer, é estimado que, durante os próximos anos, um a cada cinco dólares gastos com propaganda digital será através do retail media, podendo chegar a US$ 45 bilhões este ano.
Compreendendo o conceito
O retail media é uma estratégia publicitária que permite às marcas exibirem anúncios no e-commerce ou fora dos sites. Alguns exemplos podem ser vistos com os banners em plataformas de vendas online, que direcionam os usuários para produtos e serviços com maior interesse aos clientes.
Neste tipo de publicidade, a marca anunciante paga ao varejista para incluir seus produtos e propagandas na plataforma. No geral, é uma modalidade de anúncio em que os varejistas obtêm receitas adicionais e fortalecem resultados financeiros, enquanto os anunciantes aprimoram o alcance e a conversão de suas campanhas, graças aos dados mais detalhados dos clientes, trabalhando com informações em tempo real.
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