Os cinco dias de descontos oferecidos pelas lojas virtuais brasileiras totalizaram R$ 3,02 bilhões em vendas, informa a E-bit/Buscapé, unidade especializada em informações do comércio eletrônico do Buscapé Company. Muitas ofertas já estavam no ar desde a quinta-feira e após a Black Friday foram prorrogadas durante o final de semana. Junto com a Cyber Monday, esse período de promoções ajudou a impulsionar o faturamento do setor no final do mês de novembro.
O valor representa uma elevação de 44% em relação a 2014. Foram realizados 5,8 milhões de pedidos no total, um volume 24% maior que o ano passado, com ticket médio de R$ 521, uma alta de 16%.
“Mesmo diante de um cenário econômico desfavorável no Brasil, podemos afirmar que a Black Friday foi um sucesso no e-commerce em 2015. O ritmo de compras foi intenso durante todos os dias do evento. Apenas na sexta-feira, mais de 1,6 milhão de consumidores aproveitaram as ofertas, com um gasto médio de R$ 980 por pessoa”, afirma André Ricardo Dias, diretor executivo da E-bit.
A E-bit apurou também que a satisfação dos e-consumidores em relação ao “preço do produto” aumentou, se comparado a outubro. Os 73% de “satisfeitos e muito satisfeitos” subiram para 77%, nesses dias de ofertas especiais (período de quinta a segunda-feira).
“Notamos que os consumidores definitivamente adotaram os dispositivos móveis durante a Black Friday. No total, mais de 11% das vendas foram realizadas por smartphones ou tablets, sendo que durante alguns períodos do dia o percentual chegou a 17% das vendas“, afirma o executivo.
Cyber Monday tem alta acima de 55% no faturamento
Somente nesta segunda-feira, o resultado das vendas foi de R$ 294 milhões, um crescimento nominal de 56% em relação à Cyber Monday do ano passado. Com 679 mil pedidos (alta de 24%), o ticket médio ficou em R$ 433 (26% maior).
“O curioso foi que, apesar de a Cyber Monday ter surgido para elevar as vendas em produtos de Eletrônicos, as outras categorias se sobressaíram nas vendas, o que mostra que muitas pessoas ainda aproveitaram esse dia extra além da Black Friday para comprar o que não havia conseguido nos dias anteriores”, comenta o executivo.
Confira as 7 categorias com maior volume de pedidos na Cyber Monday:
Categoria | Pedidos |
Eletrodomésticos | 13% |
Moda e Acessórios | 12,8% |
Telefonia/Celulares | 12,5% |
Cosméticos e Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde | 9,1% |
Livros / Assinaturas e Revistas | 8,9 |
Informática | 8,8 |
Casa e Decoração | 7,5% |
Fonte: E-bit/Buscapé
Produtos, categorias e termos mais pesquisados no Buscapé
O site Buscapé (www.buscape.com.br) listou os produtos, categorias e termos mais buscados em seu serviço:
Os 11 produtos mais clicados:
Smartphone Samsung Galaxy J5 sm j500m desbloqueado |
Sony PlayStation 4 500gb |
Microsoft Xbox One 500gb |
TV Samsung Serie 4 un32j4300ag LED plana 32 polegadas |
Philco Air Fry saúde |
Mondial Air Fryer af 01 |
Mondial Air Fryer af 03 |
Microsoft Xbox One com Kinect 500gb |
Escova Elétrica Oral B Professional Care 5000 |
Arno Dolce Gusto Piccolo expresso |
TV Samsung Serie 5 un40j5500ag LED plana 40 polegadas |
Fonte: Buscapé
As 10 categorias mais acessadas:
Eletrodomésticos |
Informática |
Celular |
TV |
Telefonia |
Eletrônicos |
Moda e Acessórios |
Casa e Decoração |
Automóveis e Veículos |
Bebês e Cia |
Fonte: Buscapé
Os 10 termos mais buscados:
Moto G |
Xbox One |
iPhone 5S |
Moto X |
Moto X Play |
iPhone 6 |
iPhone |
PS4 |
Tablet |
Notebook |
Fonte: Buscapé