Logo E-Commerce Brasil

Cria que cria, nova plataforma do TikTok, visa ajudar 25 mil pequenos empreendedores 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Empreendedora aprendendo em curso online
Imagem: reprodução

Na última quinta-feira (21), o TikTok anunciou em parceria com a Digital Favela, uma nova plataforma para pequenos empreendedores e criadores de conteúdo, a Cria que Cria.

Pensada para que os empresários possam desenvolver suas atividades de trabalho, a nova ferramenta é gratuita e está com inscrições abertas. No total, 25 mil vagas estão disponíveis. 

Dentre os selecionados, será possível acessar conteúdos de formação, para se aprofundar em como impulsionar os negócios por meio da plataforma de entretenimento e de suas ferramentas. As aulas são divididas em sete módulos e abordam temas como monetização, marketing, identificação de nicho, entre outras.

O TikTok diz que o “projeto procura atender empreendedores e criadores em um contexto no qual as redes sociais se tornam ferramentas de exposição e crescimento cada vez mais importantes”. De acordo com a empresa, 82% dos usuários afirmam já ter encontrado uma pequena ou média empresa no TikTok antes de vê-la em outro lugar.

Silvia Belluzzo, diretora de marketing de negócios para PMEs do TikTok na América Latina, explica: “queremos encorajar que empreendedores e empreendedoras, sobretudo quem mora em favelas ou regiões menos favorecidas, e que muitas vezes empreendem por necessidade, aproveitem ao máximo as oportunidades que nossa plataforma oferece”.

Além disso, 5,2 milhões de pessoas que vivem em comunidades pelo Brasil já empreendem e outras 6 milhões sonham em empreender, segundo dados do Data Favela de 2023. 

Concurso TikTok Empreende 

É possível que os empreendedores participem do consurso TikTok Empreende, criada em parceria com o Sebrae procurando reconhecer histórias empreendedoras e inspiradoras. A competição deve distribuir R$ 1,5 milhões em premiações. 

Os participantes precisam publicar um vídeo de 10 minutos na plataforma contando sua história e seus resultados alcançados por meio do TikTok. O conteúdo precisa incluir as hashtags #TikTokmefezempreender e/ou #EmpreendanoTikTok na legenda. Um formulário também deve ser preenchido. 

Ao total, 300 vencedores serão selecionados. Os prêmios incluem cartões virtuais, no valor de R$ 5 mil, e uma capacitação de 12 horas do Sebrae-SP, com direcionamento para o comportamento empreendedor, finanças e inovação. Todos os inscritos no concurso ainda ganharão um curso online de 3 horas do TikTok.