Aumentar a segurança das compras pela internet, com redução de fraudes e do uso de identidades roubadas ou adulteradas e, ao mesmo tempo, simplificar esse processo para o usuário, melhorando a sua experiência na jornada do e-commerce. Esses são os principais objetivos do Ecossistema de Identidade Digital para o Varejo que está sendo desenvolvido em parceria pelo CPQD, ClearSale, empresa referência em soluções antifraude, e o aplicativo Confi. A solução será apresentada em primeira mão no Fórum E-Commerce Brasil 2023, marcado para os dias 25 a 27 de julho, em São Paulo.
O projeto, que está em fase final de desenvolvimento, objetiva reduzir os prejuízos
decorrentes de fraudes de identidade e a fricção nos preenchimentos de dados, oferecendo maior segurança e gestão sob seus dados para o usuário. Na prática, a parceria também deve diminuir as taxas de abandono do carrinho, impulsionando as vendas do e-commerce.
O Ecossistema de Identidade Digital para o Varejo já utiliza como infraestrutura a plataforma iD do CPQD, que funciona como um serviço para a criação, verificação, assinatura digital e customização de identidade digital descentralizada de pessoas e empresas. As credenciais verificáveis são emitidas a partir do data lake da ClearSale e compartilhadas na jornada online a partir do consentimento do próprio usuário, que pode gerenciar suas credenciais em uma wallet, como a do aplicativo Confi, conhecido por sua adesão entre usuários do varejo online.
Baseada em tecnologia blockchain, a plataforma iD do CPQD oferece, entre outros recursos, a possibilidade de reuso da identidade e registros, o armazenamento de múltiplas credenciais para diferentes serviços e a autenticação segura do usuário, sem necessidade de senhas. Na nova solução, esses recursos são combinados com o serviço da ClearSale, empresa parceira do CPQD que atua na validação dos dados de usuários e na emissão de credenciais verificáveis, considerando o histórico de combate às fraudes no varejo online.
Além disso, a solução também incorpora o app Confi, que conecta pessoas a lojas online e permite ao usuário monitorar suas compras pela internet via celular (Android ou iOS), com notificações em tempo real, possibilitando uma rápida identificação de transações indevidas. Agora, com os recursos combinados, atuando também como carteira de documentos para o Ecossistema desenvolvido.
“Com suas credenciais verificáveis, o usuário pode realizar compras em sites de e-commerce em que não tem cadastro, sem precisar preencher um formulário com seus dados pessoais, como endereço, bancários e outros, podendo expandir inclusive para credenciais de cartão de crédito, por exemplo”, afirma Luiz Gilberto, líder de identidade digital descentralizada e Real Digital na ClearSale.
Para Fernando Marino, da CPQD, a proteção dos dados e a privacidade dos usuários são prioridades no ecossistema. “A segurança dos dados é garantida pela plataforma iD do CPQD e pelas credenciais emitidas pela ClearSale. O app Confi complementa a solução, permitindo ao usuário acompanhar suas compras, gerir suas credenciais e detectar possíveis tentativas de fraude ou roubo de identidade”.
Já Paulo Silva, diretor operacional da Confi, reforça a importância da parceria para os usuários. “Reforçamos o nosso compromisso em criar um ecossistema cada vez mais seguro no varejo brasileiro, temos uma sinergia importante de ambas as partes e buscamos explorar o que cada empresa tem a oferecer baseado em sua especialidade. O nosso objetivo é impulsionar a inovação, acelerar o desenvolvimento e atender às demandas do mercado em constante evolução”.
O MVP (produto mínimo viável) da nova solução será apresentado no estande da ClearSale no Fórum E-Commerce Brasil 2023 e os responsáveis pelo desenvolvimento estarão presentes para trocas.