Logo E-Commerce Brasil

Por coronavírus, Uber suspende corridas do Juntos no Canadá e nos EUA

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Uber suspendeu nos Estados Unidos e no Canadá o serviço de viagens compartilhadas Uber Pool — similar ao Uber Juntos no Brasil. Na modalidade, o usuário paga mais barato se topar dividir sua viagem com outras pessoas que estejam buscando trajetos parecidos.

 

A decisão veio por conta do novo coronavírus, em meio a pedidos de autoridades de saúde para que aglomerações sejam evitadas. Em corridas do Juntos, usuários que não se conhecem podem terminar compartilhando o veículo e ficando a pouca distância uns dos outros, o que, na teoria, aumentaria o risco de algum contágio.

“Nosso objetivo é ajudar a achatar a curva [de contágio por coronavírus]”, disse Andrew MacDonald, executivo da Uber. Por ora, a medida não se aplica às viagens do Juntos no Brasil. A Exame entrou em contato com a assessoria de imprensa da Uber, que afirmou que, por enquanto, não há um comunicado oficial sobre o Juntos no Brasil.

Outras medidas da Uber

A Uber criou em alguns países em que atua uma página com informações sobre o coronavírus e as medidas que devem ser tomadas por passageiros, motoristas e entregadores parceiros.

Das mudanças, a Uber Eats, braço de entregas de refeições, instaurou a opção de entrega sem contato com o entregador, enquanto a empresa vem distribuindo recursos para ajudar motoristas a manter os carros limpos.

Motorista ou entregador parceiro diagnosticado com coronavírus e que estiver em local com quarentena decretada por alguma autoridade de saúde receberá assistência financeira por 14 dias. Segundo a empresa, alguns motoristas já foram ajudados em áreas afetadas e a medida está sendo implementada “rapidamente em todo o mundo”.

A Uber atua em mais de 500 cidades no Brasil e mais de 10.000 cidades no mundo, em 69 países. Em território brasileiro, são mais de 22 milhões de usuários e 850.000 motoristas e entregadores parceiros.

A concorrente chinesa DiDi Chuxing, dona da 99 e da 99Food no Brasil, também anunciou na semana passada a criação de um fundo especial de US$ 10 milhões para dar apoio aos motoristas e entregadores parceiros da empresa que forem diagnosticados com o novo coronavírus.

Leia também: Coronavírus: Uber Eats suspende taxa de entrega de restaurantes pequenos

As informações são da Exame