Logo E-Commerce Brasil

Coronavírus provoca queda de 7,7% no e-commerce em fevereiro

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O surto de coronavírus provocou uma queda de 7,7% nas vendas de e-commerce no mês de fevereiro em relação a janeiro, revela pesquisa da Compre & Confie. Entre os dias 1º e 19 foram realizados 10,1 milhões de pedidos no varejo online. No período, o faturamento do setor foi de R$ 4,1 bilhões, queda de 5,2%.

“O coronavírus tem influenciado diferentes setores e, no e-commerce, o anúncio da doença colabora para traçar o panorama de queda nas vendas no período. Com consumidores mais cautelosos durante o mês, houve redução significativa em pedidos e faturamento”, destaca André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

Apesar da redução, o prazo de entrega praticamente não sofreu alteração durante o período analisado: passou de 8,9 dias em janeiro para 8,2 em fevereiro.

Produtos almejados

Por outro lado, a venda de álcool e gel cresceu 165% no mês. Outros produtos ligados à saúde, como nebulizadores e inaladores, registraram aumento de 177,5%.

“A venda dos itens relacionados à saúde mostra a preocupação dos brasileiros nesse período. A importância da prevenção e de manter a saúde em dia especialmente com as variações de temperatura pelas quais o Sudeste vem passando reforçam essa tendência”, destaca Dias.

A categoria de moda e acessórios, carro-chefe de volume de vendas pela internet, apresentou queda de 10,9% no período.

“Registramos uma queda menos representativa para itens que possuem maior influência da produção nacional. Já categorias que dependem de componentes da China e outros países como, por exemplo eletrônicos, podem estar relacionadas com o receio em consumir em adquirir produtos de países com maior incidência de casos do vírus.”, afirma Dias.

Leia também: Marketplaces x coronavírus: Facebook, Amazon e eBay rejeitam anúncios relacionados à doença

As informações são do Money Times