De acordo com a Associação Brasileira de Automação-GS1 os canais digitais são os preferidos dos consumidores. A instituição realizou a pesquisa “Tendências de Consumidores” com mais de 4 mil pessoas entre 10 de agosto e 14 de dezembro de 2023.
Considerando todas as regiões do país, o levantamento buscava auxiliar empresas a formarem suas estratégias para melhores resultados de vendas.
Hábitos de compra
Analisando os hábitos dos usuários, tudo começa pelas pesquisas de produtos de seu interesse. Os dados revelam que 58% utilizam sites de comparação de preço, 51% usam aplicativos no celular, 49% procuram por opiniões em redes sociais e sites de avaliação e outros 44% acessam sites, lojas ou marketplaces.
Por outro lado, aproximadamente 55% dos consumidores verificam as avaliações de outros compradores; sendo que 50% deles valorizam a identificação clara dos produtos.
Ademais, as imagens dos produtos são valorizadas por 44% dos consumidores e 42% prezam por um processo de compra rápida e sem burocracia.
Código de barras
Outro ponto é a experiência digital dos clientes, que é cada vez mais valorizada. O levantamento revela que os consumidores estão mais atentos às informações dos produtos, levando em consideração o número do código de barras. Para 79% dos usuários as informações dos produtos devem ser idênticas na loja física quanto no online.
Além disso, para 71% dos consumidores, nas lojas físicas e online, os produtos precisam ter o mesmo código de barras, sendo que 55% das pessoas usam o número do EAN-13 para garantir que estão visualizando o mesmo produto – tanto na loja física quanto online.