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Consumidores acessam o mesmo site 3 ou 4 vezes antes de concluir a compra, indica RTB House

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

De acordo com o levantamento da RTB House, Guia Black Friday 2023, 95% dos compradores não concluem a compra na primeira visita aos sites, o consumidor acessa cerca de 3 ou 4 vezes antes de finalizar a compra dos produtos.

(Imagem: Freepik)

A pesquisa também revela que as campanhas de retargeting, que buscam a conversão de vendas de produtos anteriormente vistos, atraem 20% dos potenciais compradores. O número representa a necessidade de acompanhar as fases intermediárias e superiores (como a descoberta e a consideração) do processo de vendas para impulsionar a visibilidade da marca, envolver potenciais clientes e aumentar o tráfego para o site em estratégias de médio prazo.

Como a Black Friday de 2022 não alcançou o desempenho esperado no varejo por conta da Copa do Mundo e eleições ocorridas no mesmo período, desviando a atenção dos consumidores, a pesquisa mostrou que em 2023 a previsão é favorável ao aumento de compras. O programa Desenrola, do Governo Federal, possibilitou a “limpeza do nome” dos compradores, ampliando a disposição deles para o consumo.

Estratégias para a data

As palavras-chave mais relevantes foram fatores decisivos na conversão de vendas na última Black Friday, observou a RTB House, além disso, essa tendência também é esperada em 2023.

Mesmo que os números de impressões e conversões de compra tenham diminuído em comparação em 2021, indicando uma queda no entusiasmo dos consumidores em 2022, outros indicadores-chave de desempenho, como o valor das conversões e o ticket médio das compras ficaram estáveis ou até mesmo aumentaram em relação ao ano anterior.

A RTB House sugeriu algumas estratégias para alavancar as vendas em 2023:

• Planejamento: cerca de 31% dos consumidores começam a pesquisar produtos da Black Friday com pelo menos três meses de antecedência. É fundamental criar campanhas para envolver esses consumidores, promovendo a interação com a marca e condições vantajosas de compra.

• Posicionamento da marca: 63% dos consumidores valorizam marcas alinhadas com seus valores e crenças. Manter os clientes envolvidos antes dos períodos promocionais ajuda a consolidar a presença da marca na mente do consumidor.

• Uso de tecnologia: campanhas baseadas em algoritmos de deep learning são até 50% mais eficientes na tomada de decisões do que as baseadas em machine learning convencional. Isso resulta em melhorias nas recomendações de produtos e no desempenho das campanhas.
Invista em banners dinâmicos: a atenção média das pessoas é de apenas 8 segundos, apostar em banners dinâmicos de rápida visualização permite várias formas de interação e personalização de conteúdo para aumentar as chances de conversão.

• Anúncios personalizados: experiências personalizadas podem gerar até 40% mais receita do que abordagens genéricas. Os algoritmos de deep learning favorecem a criação de anúncios super personalizados, considerando detalhes específicos do produto e os interesses do consumidor.

• Compras por aplicativo: na Black Friday de 2022, 33% dos brasileiros fizeram compras por meio de aplicativos, sendo que 86% continuaram com o aplicativo instalado após a data. Os motivos para baixar os apps incluem frete grátis, ofertas exclusivas, cupons de desconto e entrega rápida. Os dados são da pesquisa “Panorama de Consumo na Black Friday 2023”.

Uma outra dica é o monitoramento dos dados em tempo real, o acompanhamento do desempenho das campanhas é importante para ajustes em melhorias e investimento financeiro, o que é importante não apenas na Black Friday, mas para todas as datas promocionais do ano. Assim, os vendedores conseguem manter o público engajado e dispostos a aumentar o ticket médio na conversão das vendas.

Fonte: Mercado & Consumo