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Consumidor brasileiro prefere menor número de parcelas para compras na internet

Por: Gustavo Santi

Profissional de mídia digital e content strategy. Já foi gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil, Sócio do Laboratorium - uma consultoria em inovação e empreendedorismo que já rodou o Brasil - trabalhou para o Facebook como analista de conteúdo [News Feed] com product data integrity e atualmente é Coordenador de Treinamento Online do Google Cloud, voluntário do Somos 99% e faz parte do time de voluntários do Burning Man Brasil.

Responsável por sete em cada dez compras no comércio eletrônico brasileiro, o cartão de crédito abre a possibilidade do parcelamento. Ainda assim, 66,6% das pessoas preferem efetuar a transação em apenas uma parcela. Os dados são do Moip, que analisa no levantamento a predileção no parcelamento pelo consumidor entre 2013 e 2014. Compras de duas a quatro parcelas, no último ano, foram responsáveis por 23% do share; enquanto entre 5-7 tem 5,6% do mercado; 8-11 são responsáveis por 2,5%; e 12 parcelas somam 2,3% das vendas feitas por meio de um cartão de crédito.

Embora seja a forma mais usada, a parcela única apresentou diminuição de 2013 para 2014: se o share atual bate na casa dos 66%, no ano retrasado a marca era de 71,1%. Em contrapartida, todas as outras opções mostraram crescimento no mesmo período: de 2-4 foi de 21% para 23%; 5-7 de 4,8% para 5,6%; 8-11 de 1,7% para 2,5%; e 12 parcelas subiu de 1,3% para 2,3%.

Para Igor Senra, CEO do Moip, é possível analisar uma inclinação maior para o parcelamento de compras. “Ao mesmo tempo em que o cartão de crédito cresce no gosto do brasileiro, podemos perceber um aumento paralelo ao de números de parcelas. Isso pode ser explicado, entre outros fatores, pelo alto valor agregado dos gadget mais modernos, que são oferecidos acima da casa dos R$ 3 mil. Com isso, o consumidor acaba não deixando de consumidor, mas prefere aumentar o prazo de pagamento”, acredita.