Marketplaces são ferramentas que podem ajudar a expandir o alcance das empresas, permitindo que pequenas e grandes marcas atinjam um grande público. Eles reduzem custos ao fornecerem infraestrutura consolidada e trazem confiança aos consumidores.
No terceiro dia de palestras do Fórum E-Commerce Brasil 2023, Hilka de Castro, Diretora de Marketplace da Mobly, ministrou uma palestra sobre o papel dessas plataformas na estratégia de vendas.

Ao ingressar em um marketplace consolidado, as companhias têm a oportunidade de alcançar uma base de clientes ampla e diversificada, o que pode ser difícil de conseguir com um e-commerce próprio.
Hilka enfatizou que os clientes que frequentam essas plataformas já estão mais perto de converter cliques em compras. “A ideia é maximizar o contato entre cliente e seller e minimizar o atrito entre eles”, explicou.
A executiva ainda falou sobre a importância de construir um ecossistema forte, com serviços agregados, sem criar dependência do modelo. “Por quê? Pode ser que amanhã o parceiro não atue mais na minha categoria ou não queira mais que eu seja parceiro”, alertou.
Outro destaque da fala da diretora da Mobly ficou com a diferenciação entre plataformas abrangentes e marketplaces segmentados.
“Normalmente, o que você vai vender no marketplace de nicho é diferente do que você vende no generalista. A gente consegue atrair um público mais qualificado. Já os grandes marketplaces têm alto tráfego, alta competitividade, alto potencial de exposição e condições comerciais mais agressivas”, explicou.
Seja em plataformas maiores ou segmentadas, uma das maiores vantagens trazidas por esse modelo é que as principais marcas já são reconhecidas e confiáveis pelos consumidores, o que pode impulsionar a confiança e credibilidade dos produtos e serviços oferecidos pelos vendedores, uma vez que, dos 10 e-commerces do Brasil, 9 atuam com marketplace.
Esse texto foi escrito por Larissa Darc em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2023.