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Como estabelecer relação de confiança com cliente usando marketing na logística

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

“Mais importante que comprar é receber a encomenda. Para isso, o cliente pesquisa preço, prazo e frete”, afirmou Priscila Mazoni, coordenadora de Marketing da Total Express, durante o The Future of E-Commerce – edição Martech, nesta quarta-feira (2). Ou seja, de nada adianta disponibilizar produtos com preços competitivos se a logística do e-commerce não for eficiente.

Priscila Mazoni no The Future of E-Commerce – edição Martech. Foto: Alexandre Ieva

“Com o amadurecimento do consumidor online, a agilidade na entrega se torna cada vez mais importante para a conversão de compra e um excelente diferencial competitivo entre os e-commerces”, afirma Mazoni.

Dentro do ecossistema do e-commerce, logística é uma das peças primordiais para a fidelização do cliente, segundo Mazoni. “Os primeiros passos para montar uma boa logística são entender as reais necessidades dos clientes; desenvolver produtos e serviços com valores que superem as expectativas e estabelecer relacionamentos duradouros”, enumera a executiva.

De acordo com Mazoni, a primeira opção de venda é a mais comum, mas o valor do frete pode assustar o consumidor. Já a segunda opção pode afugentar o cliente, pois ele vai ver que está diluindo o preço do frete no produto. “A melhor opção é a terceira, que possibilita que o cliente escolha o que melhor se adequa às necessidades dele. Desta forma, você vai conquistar o cliente e se destacar perante à concorrência”, explica a executiva.

Boas práticas de marketing em logística, segundo Mazoni:

  • Pesquisas: “Entenda o seu público, realize pesquisas para oferecer soluções que atendam às necessidades”;
  • Segmentação da comunicação: “Crie réguas de comunicação para cada perfil de cliente”;
  • Ferramentas: “Utilize ferramentas que você possa gerenciar toda a jornada de vida do seu cliente”;
  • Seja transparente nos processos: “Não adianta vender o melhor produto/ solução e não conseguir oferecer a melhor experiência”.

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil

O The Future Of E-Commerce – Edição Martech faz parte de uma série de congressos do E-Commerce Brasil para tratar sobre o futuro do comércio eletrônico no Brasil.