Em 2023 o varejo encarou um cenário mais positivo do que no ano passado, é o que avaliou o IBGE. A previsão é que ao final de dezembro, o setor registre uma alta de 4% em relação a 2022.
E para dar continuidade nesse crescimento em 2024, é necessário pensar em ações comerciais que impactem no resultado. As condições comerciais fazem parte do terceiro pilar da performance e costumam ser negligenciadas pela maioria dos lojistas e gestores.
Por isso, a Vello separou 8 condições comerciais que você deve usar para acelerar ainda mais as suas vendas em 2024. É importantíssimo que o seu e-commerce esteja preparado para esse novo ano.
8 condições comerciais para 2024
1. Frete grátis ou frete fixo
Essa é uma condição comercial clássica, muito eficiente e quase obrigatória para qualquer loja virtual.
O frete é uma das maiores objeções na hora do cliente finalizar uma compra. Além disso, se usado corretamente, ele pode aumentar o seu ticket médio ou a sua taxa de conversão.
O frete fixo e o frete grátis ajudam na conversão, enquanto o frete grátis acima de um valor ajuda no ticket médio.
2. Desconto progressivo
O desconto progressivo é uma ótima opção para aumentar o ticket médio e também não impactar tanto na percepção de valor do seu produto.
O desconto sem uma contrapartida do cliente pode queimar a sua marca se usado com muita frequência. Pode ser desconto por quantidade de peças ou por valor adicionado ao carrinho.
3. Parcelamento sem juros
O seu cliente talvez não tenha dinheiro para comprar um produto de R$300 nesse momento, mas 6 parcelas de R$50 parece mais razoável na hora de finalizar a compra.
O parcelamento é algo indicado para todos os e-commerces, usando em média 6x sem juros e 10x com juros.
Isso impactará positivamente a conversão e até mesmo o ticket médio, já que um novo produto não pesa tanto no valor das parcelas.
4. Promoções, sale e outlet
A condição mais comum no mercado nacional é o desconto baixo ou a promoção relâmpago, por isso ter uma dinâmica de promoções no seu site pode ser um diferencial.
Essa estratégia de sale e liquidação pode contribuir para a aquisição de novos clientes e também para a recompra. No entanto, promoções eternas não são vantajosas para a marca, evite exagerar.
5. Cupom de primeira compra
Outro clássico do e-commerce brasileiro, o cupom de primeira compra já é esperado pela maior parte dos clientes, o padrão que a Vello recomenda é de 10% OFF.
Essa condição é muito interessante para a aquisição de novos clientes. Se você somar essa ação com outras de recompra, o seu e-commerce crescerá muito em 2024.
6. Cupom de remarketing
Esse é o cupom que irá fazer toda a diferença naquela venda que parecia perdida, naquele carrinho abandonado, para o cliente que acessou e não comprou, ou até mesmo para aquele que finalizou, mas não pagou o PIX ou o boleto.
O cupom de remarketing é ainda mais eficiente quando usado com uma condição: compras maiores, como cupom de R$30 para compras a partir de R$299.
7. Cashback ou programa de benefícios
Essas são duas condições muito eficientes para a fidelização de clientes no seu e-commerce.
Quando você condiciona o benefício a uma recompra futura, você aumenta a probabilidade do cliente voltar a realizar compras no seu site. Parece óbvio e realmente é, mas é extremamente eficiente.
8. Brindes
Oferecer brindes também é uma condição comercial muito comum no e-commerce, principalmente na compra de cosméticos.
Os brindes devem ser produtos ou acessórios que façam sentido para o seu cliente, mas oferecer um produto seu é muito melhor.
Essa é uma maneira excelente de gerar experimentação daquele produto novo, de algo que você precisa alavancar ou até mesmo para escoar o estoque de um produto parado no estoque.
Com essas ideias de condições comerciais o seu e-commerce irá alcançar um novo patamar de vendas em 2024. Quer acelerar ainda mais as suas vendas? Clique aqui para conhecer mais sobre a Vello Performance.