Entre abril e maio de 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou fortes chuvas e enchentes que resultaram na maior tragédia natural do estado. Foram 471 municípios afetados e milhares de pessoas atingidas.
Muitas pessoas perderam tudo que tinham e agora precisam reconstruir suas vidas do zero. Para auxiliar lojistas da região, a Empreender, maior desenvolvedora de software para e-commerce do país, criou em parceria com a Nuvemshop o marketplace “Compre do Sul”.
Neste artigo, você vai entender como o aplicativo funciona tanto para lojistas do Rio Grande do Sul quanto para os consumidores finais.
Chuvas deixaram o estado debaixo d’água
Entre o final de abril e o começo de maio de 2024, o estado do Rio Grande do Sul passou pelo maior desastre natural de sua história. Por mais de 10 dias seguidos ocorreram chuvas fortes, o que gerou uma sobrecarga nos rios que transbordaram, deixando cidades inteiras debaixo d’água.
Segundo a Defesa Civil, 172 pessoas foram mortas e mais de 629 mil tiveram que sair de casa. A situação ganhou notoriedade nacional e pessoas de todos os lugares do país fizeram doações em dinheiro, alimentos e roupas, além de outros itens básicos.
As chuvas cessaram e a água voltou a baixar. Porém, os moradores das cidades afetadas se viram perdendo tudo que tinham e agora precisam se reerguer. A reconstrução de uma cidade leva tempo e exige muito trabalho.
Marketplace exclusivo para lojistas gaúchos
Para contribuir, a Empreender desenvolveu em parceria com a Nuvemshop o Compre do Sul, um aplicativo gratuito exclusivo para apoiar empreendedores do Rio Grande Sul na reconstrução do seu negócio.
O Compre do Sul é um marketplace criado exclusivamente com produtos de lojistas do sul mapeados até maio de 2024, quando ocorreram as enchentes. O aplicativo permite que os lojistas divulguem até 5 produtos da loja virtual gratuitamente.
Com essa iniciativa, os lojistas do Rio Grande do Sul recebem visibilidade para seus produtos e têm maior possibilidade de divulgar a própria loja virtual em um momento de crise.
Vantagens do Compre do Sul
É gratuito: os lojistas parceiros não precisam pagar nenhum valor para divulgar os próprios produtos. Basta seguir os requisitos e fazer sua divulgação no marketplace.
Marketplace organizado: todos os produtos do Compre do Sul são postos em vitrines, facilitando a visão do cliente. O site está separado em categorias, o que permite que o usuário encontre o que precisa rapidamente.
Visibilidade: o projeto está sendo realizado por uma das maiores empresas de softwares de e-commerce em parceria com uma das maiores plataformas de e-commerce. Isso significa que os lojistas terão muito mais visibilidade.
Aumento do tráfego para a loja virtual: toda vez que um cliente se interessar por um produto, ele será redirecionado para o site oficial da loja virtual, o que gera um aumento de tráfego. É uma oportunidade dos lojistas despertarem o interesse em outros produtos e aumentar ainda mais suas vendas.
Como funciona o Compre do Sul
Para divulgar seus produtos no marketplace, lojistas localizados no Rio Grande do Sul devem acessar a página inicial do site e clicar em “vender agora”. Em seguida, seguir os passos indicados.
Cada lojista tem a possibilidade de divulgar até cinco produtos no Compre do Sul, porém somente produtos com imagens e preço promocional poderão ser importados.
O marketplace está organizado em diversas categorias, o que facilita que os clientes encontrem o que desejam. Ao escolher um produto, o cliente é redirecionado para o checkout da própria loja virtual, sendo assim o lojista fica com todo o dinheiro. Não há custos ou taxas.
Outra vantagem de usar o Compre do Sul é que, ao ser redirecionado para o site oficial, o cliente pode navegar pela loja e explorar outros produtos que talvez não tenham sido divulgados no Compre do Sul.
Dessa forma, o lojista tem um aumento do tráfego na loja virtual e pode aproveitar a oportunidade para fazer novas vendas.