- Aproximar a marca do consumidor final: oferecer múltiplos canais de vendas diretos — controle das ofertas e dos serviços, experiências do consumidor;
- Otimizar métodos de entrega: experimentar e receber em casa o produto;
- Personalizar dados e jornada do consumidor — adequar a jornada de compra e interação acordo com o perfil.
Como as mudanças no comportamento do consumidor demandam a adoção do omnichannel
A aceleração digital durante os últimos anos causou uma mudança no comportamento do consumidor e a pandemia foi um acontecimento fundamental para essa mudança. De acordo com um estudo do Mackenzie, com levantamento de dados de diversos países, ainda em 2019, o comportamento do consumidor já estava mudando e passou a se basear em três pilares:
1. Preços justos
2. Qualidade e variedade de produtos
3. Conveniência
Dos três, a conveniência é o mais relevante. E o que isso indica? Quer dizer que o consumidor tem demandado uma boa relação, aproximação com ele e uma boa experiência de compra. De acordo com a pesquisa, as compras do e-commerce no Brasil avançaram cinco anos em um.
Se considerarmos, 2021 são oito anos em dois. Os dados são muito significativos! Para Carol Sampaio, diretora do
Omnichannel do Infracommerce, os dados deixam claro que “comercializar produto e preço é essencial, mas não é mais o suficiente. A diferenciação está em oferecer uma experiência que seja fluida para o seu consumidor.” Tendo em vista esse cenário, alguns pontos são importantes para implementar estratégias de contato direto com
o consumidor (D2C):