Os varejistas que pretendem aumentar as vendas na Páscoa devem iniciar o planejamento e a preparação das campanhas imediatamente. E para ajudá-los com essa tarefa, nós vamos apresentar abaixo algumas reflexões e estratégias que, com certeza, tem um bom potencial para elevar o faturamento neste período. Avance a leitura e confira!

Focar na aquisição de novos clientes é uma boa ideia?
Quando as grandes datas comerciais se aproximam, um pensamento comum sempre ressurge: “precisamos conquistar novos clientes”.
A ideia não está incorreta, mas talvez, devido ao curto espaço de tempo para trabalhar, ela seja sinônimo de maior esforço e CAC mais alto, em comparação a outras estratégias.
Assim sendo, nós recomendamos que você comece o seu planejamento focando a atenção na reativação e relacionamento com os consumidores já cadastrados na sua base.
Como eles tiveram um contato mínimo com a marca no passado, a probabilidade de induzi-los a comprar novamente é maior. E como dissemos, os custos envolvendo esse tipo de ação são mais baixos.
A partir daí, o próximo passo é compreender quais e quantos segmentos de clientes devem ser abordados com prioridade. Veja na sequência algumas possibilidades.
Inicie pelos Consumidores VIPs
Um consumidor VIP é aquele que tem a maior frequência de compras, a menor recência e gasta mais, ou seja, neste grupo estão os seus melhores clientes.
Eles, provavelmente, amam tanto os seus produtos que, mediante a “pequenos estímulos”, podem facilmente fechar novos pedidos.
O segredo é fazê-los se sentirem especiais e exclusivos. Contatos próximos e humanizados pelo WhatsApp, por exemplo, tendem a contribuir fortemente para que a recompra ocorra.
Portanto, reflita: o que a sua empresa pode oferecer para esse segmento de consumidores que nenhum outro terá acesso? A resposta pode ser a chave para aumentar as vendas na Páscoa.
O segmento “Can’t Lose Them”
Outro segmento de clientes muito importante que pode ser abordado prioritariamente durante a Páscoa é o “Can’t Lose Them”.
Esse grupo é bastante parecido com o dos consumidores VIPs. A única diferença é que eles estão há mais de 6 meses sem comprar.
Isso pode ter acontecido por terem vivido alguma experiência negativa junto à sua marca, então, antes de contatá-los apresentando ofertas, é interessante buscar entender se algo, de fato, ocorreu.
Para fazer isso, aplicar pesquisas CSAT ou NPS é uma ótima ideia. E se receber feedbacks ruins, resolva o quanto antes.
Mas caso esteja tudo bem, lembre-se que o segmento “Can’t Lose Them” um dia foi VIP, então, eles também demandam promoções hiperpersonalizadas.
Caso você queira aprofundar a compreensão a respeito deste assunto, leia também este outro texto sobre a Matriz RFV.
Contatos que nunca compraram
Na base de boa parte dos varejistas existem contatos que foram cadastrados, no entanto, nunca fizeram a primeira compra.
Para exemplificar, imagine o contexto do e-commerce. É extremamente comum as pessoas se cadastrarem para receber a newsletter e, pelo fato de não serem abordadas no futuro, a primeira compra não ser efetivada.
Portanto, segmentar esses potenciais consumidores no software de CRM e customizar campanhas para eles, é uma excelente iniciativa para aumentar as vendas na Páscoa.
Qual é o melhor Software de CRM?
E já que falamos em “Software de CRM”, deixamos aqui o convite para que você conheça a ferramenta da Dito.
Essa plataforma, além de ajudar a aproximar e humanizar o relacionamento com os seus clientes, irá permitir configurar e automatizar todos os segmentos que mencionamos no decorrer deste texto.
O CRM da Dito é utilizado atualmente por mais de 350 empresas do Varejo, e já acumula vários cases de sucesso.
Caso queira conhecer essa solução com mais detalhes, clique aqui, preencha o formulário, e aguarde no máximo 1 hora para receber o contato de um consultor.