As vantagens de ter uma loja virtual são muitas, mas, assim como acontece com as lojas físicas, o e-commerce também encontra vários problemas específicos deste tipo de comércio, sobretudo em relação às entregas.
A área logística é considerada um setor estratégico muito importante dentro das empresas no geral e ainda mais quando se trata do e-commerce. Sem processos logísticos realmente eficientes é impossível atender os clientes de maneira eficaz e se manter competitivo no mercado.
Uma das questões que mais gera contratempos nas entregas é a segurança das mercadorias. Isso porque, mesmo que a transportadora ofereça algum tipo de seguro, a maioria das empresas de coleta mantém um sistema de segurança que rastreia somente o veículo, então, em caso de roubo, o veículo geralmente é encontrado, mas a carga, não.
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Por isso, Fábio Garcia, CEO da +Envios, empresa de inteligência logística, pontua os dois principais problemas no que diz respeito à segurança logística nas entregas das lojas online e dá sugestões de como solucioná-los:
1) Coleta e pré postagem:
A fase entre a coleta e a postagem da mercadoria geralmente é descoberta, ou seja, o caminho que o produto percorre da loja até a transportadora muitas vezes é permeado por alguns riscos que envolvem sua segurança.
Ao fazer uma compra em um site, muitas vezes, no momento de escolher o frete, o cliente tem a opção de adicionar um seguro. Contudo, este seguro protege a mercadoria somente à partir do momento em que esta está em posse da transportadora e não neste trajeto da loja até a transportadora.
Pois então: a maioria das empresas que faz a pré-postagem, ou seja, a coleta nas lojas e postagem da mercadoria nas transportadoras, não costuma ter um sistema de segurança eficiente e é aí que acontecem os roubos.
Na + Envios, nós registramos o objeto por meio de um scanner e o inserimos no sistema. A partir daí o cliente já consegue acompanhar o status da mercadoria que, nesta etapa, aparece como “embarcado”. Assim, a segurança é garantida em todo o trajeto do produto, desde a loja até o cliente final!
2) Sistemas de segurança:
Na +Envios, usamos um software que funciona por telemetria, ou seja, um sistema de monitoramento remoto, ligado ao celular do motorista. Desta forma toda a rota é monitorada em tempo real, o que deixa os clientes muito mais tranquilos.
Além disso, contamos com um sistema de isca eletrônica: são componentes disfarçados de mercadorias que são despachados no nosso veículo junto com os produtos a serem entregues. É um aparelho que funciona tanto com a tecnologia GSM (a mesma do celular), como por radiofrequência.
E ele é muito eficiente. Isso porque geralmente, para fazer roubo de carga, os assaltantes usam uma tecnologia para bloquear o sinal do celular, por isso usamos também a radiofrequência, que consegue localizar tanto o veículo, quanto a carga e o motorista (por conta do celular).
A maioria das empresas de coleta utilizam um ou outro sistema. A +Envios investe nos dois, para garantir a segurança total dos produtos transportados. As iscas eletrônicas, na verdade, são pouco utilizadas nesse segmento de carga fracionada, mas nós, da +Envios fazemos questão de utilizar todas as tecnologias a favor do melhor atendimento e segurança para nossos clientes. E o problema de empresas que não oferecem um recurso assim, é que só o veículo pode ser rastreado, a mercadoria não.
Para finalizar, Garcia lembra que, quando o cliente final tem controle de seus produtos, desde o momento da compra, até o recebimento, ele confia mais na loja, na entrega e, possivelmente acontece a fidelização.
Bom para os e-commerces, ótimo para os clientes e o mercado de vendas online como um todo.