Como melhorar a logística do seu e-commerce?

por Galleger Ilhe Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021   Tempo de leitura: 7 minutos

O ano de 2020 foi excelente para o comércio eletrônico. De acordo com um estudo da Neotrust Compre&Confie, juntamente com a ABComm, entre janeiro e agosto do ano passado, as transações no setor cresceram 80%. O faturamento também foi 75,5% maior comparado ao mesmo período no ano anterior, saltando para mais de 77 bilhões em oito meses.

Com o aumento das vendas de forma inesperada, a logística no e-commerce foi afetada. Inseridos nesse contexto abruptamente, os empresários sentiram dificuldade em manter o estoque em dia e fazer as entregas no prazo. E, mesmo apesar de quase um ano após o início da pandemia, ainda há muito o que melhorar na logística das lojas virtuais.

Contudo, para gerar mais satisfação nos clientes, é fundamental dar uma atenção especial a esse quesito. Confira a seguir algumas dicas de como aprimorar a logística do seu e-commerce.

Faça um controle de estoque rígido

É muito provável que você já tenha comprado um produto em uma loja online e, algumas horas ou dias depois, tenha recebido um e-mail avisando que o pedido feito por você estava em falta.

Infelizmente, isso é comum em empresas que fazem uma má gerência de seu próprio estoque. Porém, todo consumidor fica frustrado com a notícia de que o produto pedido não será entregue. Dessa maneira, seja cuidadoso e utilize um gerenciamento inteligente para evitar problemas de logística. É por motivos como esse que a integração da sua loja virtual com o sistema ERP é essencial para evitar transtornos.

Integre canais

O omnichannel veio para ficar e já é uma realidade em muitas empresas. A integração dos canais de compra transforma a logística no e-commerce e ajuda a conquistar clientes por gerar facilidade no consumo e também nas trocas e devoluções.

Além disso, utilizando um sistema único que registra vendas em todos os canais — unindo lojas físicas, loja virtual, marketplaces, aplicativo e redes sociais —, você irá reduzir as falhas na operação da empresa e, principalmente, no estoque.

Tenha uma boa parceria com as transportadoras

É a transportadora que fará o trabalho essencial para a logística do e-commerce. Por isso, manter parcerias bem estabelecidas com empresas sérias é fundamental para ter sucesso na entrega do seu produto.

Procure também não limitar o seu contato à apenas uma empresa. E se os funcionários resolvem fazer uma greve? Ter ao menos uma segunda opção é ideal para não ficar sem recursos se a transportadora apresentar problemas internos.

Com uma boa parceria, você também conseguirá negociar preços menores e utilizar parte desse capital para investir e conquistar mais clientes. Quanto mais entregas você fizer, menor será o preço cobrado pelas empresas de transporte. Portanto, vender mais significa pagar menos.

Use a logística a favor da experiência do cliente

A concorrência no comércio eletrônico tem sido cada vez maior. São milhares de novas lojas operando, especialmente após esse último ano em que as vendas online dispararam. Com tantas empresas funcionando, nem sempre é fácil encontrar um diferencial no produto. Mas, se você avaliar sua operação de forma mais profunda, conseguirá entregar uma experiência para o cliente que fará toda a diferença nos seus resultados.

Além da entrega rápida, que é muito relevante para o consumidor, há outras possibilidades para conquistar ainda mais o cliente e melhorar a logística no e-commerce. A embalagem na qual você envia o seu produto é o primeiro contato do cliente com a compra. Por isso, invista em uma embalagem que comporte bem o produto, tenha um bom preço no transporte e surpreenda o cliente quando ele receber.

Trabalhe com prazos reais

Se você sabe que o prazo de entrega está apertado e que é pouco provável que você consiga cumpri-lo, mude isso imediatamente. O atraso nas entregas faz com o cliente perca a confiança na sua loja e fique insatisfeito a ponto de reclamar publicamente da sua empresa.

Para evitar esse tipo de problema, divulgue prazos reais e que você tem certeza que são possíveis de serem realizados. Se necessário, trabalhe com folga, dessa forma, não irá frustrar o cliente e ainda poderá surpreendê-lo ao entregar antes do prazo informado. No entanto, use o bom senso e não exagere na quantidade de dias. Se parecer demorado demais, o consumidor pode desistir de comprar com você e encontrar uma empresa mais ágil.

Atenção para a logística reversa

Receber um produto e perceber que ele precisa ser trocado é sempre frustrante. Portanto, tenha uma política de troca clara e simples. Mas não se esqueça, você deve coordenar bem todo esse processo, pois ele é crucial para a administração da sua empresa, já que as trocas sempre geram custos extras.

Porém, fique atento quando o cliente solicita a troca. Você precisará entender o problema, pedir a ele que escolha outro produto, buscar a mercadoria que será trocada ou solicitar que ele te envie, bem como entregar um novo produto. Isso tudo se não for uma solicitação de devolução em que a loja deve estornar o valor da compra. Complexo, não é mesmo? Pois então, todos os pontos precisam estar bem definidos. O gerenciamento dos outros processos da empresa também será indispensável na hora de realizar a logística reversa.

Ouça seus clientes

Por fim, mas não menos importante, se pretende melhorar a logística no e-commerce, ouça seus clientes para entender quais são as suas expectativas quando o assunto é entrega. Enviar uma pesquisa logo após o recebimento do produto pelo cliente pode te ajudar nessa tarefa. Faça perguntas objetivas, como: “o que você melhoraria em relação à entrega da loja?”. Coloque algumas opções para guiá-lo e deixe um espaço para respostas abertas.

Os clientes são os mais impactados na hora da entrega do produto e todo o processo interfere na satisfação que ele terá com a sua empresa. Por isso, ouvi-los é o melhor caminho para melhorar sua operação.

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