A Amazon intensifica sua presença no Brasil com uma série de investimentos estratégicos em logística, pessoal e expansão de serviços. A companhia se prepara para o Prime Day 2025, que será realizado nos dias 15 e 16 de julho, reforçando seu compromisso com os clientes Prime, que contabilizam 200 milhões da categoria no mundo.

Em fevereiro, foi inaugurado o GRU 9, novo centro de distribuição da empresa, considerado o maior e mais tecnológico da América Latina. Localizado em Cajamar (SP), o espaço tem 75 mil m² – o equivalente a dez campos de futebol – três quilômetros de esteiras que interligam todo o processamento de mercadorias e capacidade para processar até 9,5 mil pacotes por hora. A estrutura é uma das estratégias mais recentes da companhia para aumentar a velocidade e a capilaridade das entregas no país.
Durante encontro com jornalistas, a presidente da Amazon no Brasil, Juliana Sztrajtman, destacou que “o Brasil é o país que pode trazer mais clientes para a Amazon, a nível global” e, por isso, é alvo dos maiores aportes da empresa atualmente. “O investimento é em pessoas, contratação, logística. Esse CD é só uma parte, vem mais por aí”, afirmou.
Além do novo centro, a Amazon ampliou sua malha aérea para 42 rotas em parceria com LATAM e Azul. A companhia já realiza entregas em 100% dos municípios brasileiros, sendo que 34 cidades contam com opção de entrega no mesmo dia e a maioria dos pedidos chega em até dois dias.
A expansão do modelo Fulfillment by Amazon (FBA) também está nos planos. A empresa prevê a instalação de cinco novas unidades em diferentes estados, além de mais dois centros de distribuição. Outra frente de atuação é a adaptação da marca às particularidades culturais do país, com ativações em datas como o São João e o patrocínio a campeonatos de futebol feminino.
Segundo Sztrajtman, apenas em 2024 a empresa já investiu R$ 8 bilhões no Brasil, acumulando R$ 33 bilhões desde a chegada da Amazon ao país em 2011. Para atender a demanda do Prime Day, a companhia contratou 4 mil profissionais em 2024 e, este ano, o número aumenta para 6 mil, sendo 1.600 apenas no novo CD. Atualmente, são cerca de 18 mil colaboradores diretos e indiretos atuando no território nacional.
O Prime Day no Brasil tem sido uma aposta alta da Amazon, pois em 2024, as vendas na data cresceram 71% em relação ao ano anterior. Além disso, na comparação global, o Brasil foi o país que o Amazon Prime teve um rápido crescimento. “É uma das datas mais importantes do ano para a gente”, concluiu Sztrajtman.