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Com CRO em prática, Morena Rosa tem Black Friday histórica na pandemia

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Mesmo durante os percalços de 2020, a Morena Rosa — uma das maiores marcas do segmento de moda no Brasil — conseguiu resultados extremamente significativos na última Black Friday. O aumento de 82% no faturamento, além de 108% nos pedidos, representa bem essas conquistas. Com uma rotina de análises e testes, o grupo de moda se aliou à equipe da Nerau CX para um trabalho contínuo de planejamento prévio.

É interessante olhar para trás. Quando as reviravoltas trazidas pela pandemia ainda estavam longe de acontecer, os esforços da Morena Rosa já renderam incríveis avanços nos números da Black Friday de 2019: além de triplicar o tíquete médio, o período rendeu a taxa de conversão para vendas de 10,66%.

Essa sequência de conquistas retrata perfeitamente o ciclo do CRO em prática. Em vez de restringir suas estratégias para melhorar as vendas a meios que se baseiam em aumentar o tráfego, a Morena Rosa vem na contramão disso. É claro que, a curto prazo, há muito que pode ser feito para aumentar o tráfego. Contudo, o essencial é conciliar isso com o que realmente importa: o aumento da conversão.

Medir, analisar otimizar e testar

A Morena Rosa entendeu bem que não se trata apenas de uma ação. CRO (Conversion Rate Optimization) consiste numa série de ações para manter o faturamento em constante crescimento. Esses passos explicitados podem dar a falsa impressão de um processo excessivamente enxuto, mas há uma dedicação árdua de equipes especializadas em cada etapa para que realmente sejam efetivas. Alguns fatores para se atentar:

  • Pesquisa e análise: nas etapas iniciais do fluxo de CRO, é preciso compreender e obter as métricas que importam de verdade para o seu e-commerce. No caso da Morena Rosa, o time da Nerau CX identificou detalhes que possibilitaram várias otimizações. A exemplo, a segmentação de anúncios foi revista graças às primeiras análises voltadas à origem do público. Isso reduziu a verba utilizada em mídia paga e aumentou o faturamento.
  • UX/CX no CRO: quando o assunto é esse, tem muita gente comprando gato por lebre. Ou uma parte pelo todo. Isso porque há ofertas de serviços que se resumem a auditorias de UX, mas são pintadas como se fossem uma análise completa de CRO. Uma hora essa maquiagem cai por terra, já que, por mais que a estratégia seja disfarçada, é impossível mascarar um pequeno detalhe: seus resultados. Apesar das armadilhas espalhadas por aí, é fundamental compreender que a experiência é um fator-chave para aumentar a taxa de conversão. E isso nunca tem um ponto final, mudanças surgem e sempre haverá algo para ser melhorado. Se você tem um time empenhado em especializar-se na conversão, ao mesmo tempo em que está focado na experiência, você está um passo à frente da concorrência.

“A gente percebeu um aumento significativo nas conversões do e-commerce e isso é reflexo da boa experiência que o usuário tem com o site. E possibilitar a melhor experiência para os nossos clientes sempre foi o foco da Morena Rosa”, explica Lucas Franzato, CEO da Morena Rosa.

Superar expectativas na Black Friday enquanto superamos 2020

E eis que a pandemia bateu à porta de todos. Seria difícil obter resultados expressivos a curto prazo. Contudo, a Morena Rosa já vinha executando estratégias de otimização no e-commerce. Vivenciando um ano de extremas dificuldades, o segmento de moda foi um dos que exigiram criatividade por parte das marcas para enfrentar o baque que estava por vir. Quem não repensou planos, manteve estratégias e tentou apenas contornar problemas, com certeza passou longe do êxito.

Não foi o caso da Morena Rosa. Com o site preparado para receber seu público e métricas de conversão já customizadas, assim que as dificuldades surgiram, a marca adaptou toda a sua comunicação para considerar a situação atual. A partir daí, campanhas e coleções passaram a ser desenvolvidas pensando no conforto, no home office, na prática de exercícios em casa, enfim, na nova realidade.

Não há nenhum grande segredo. Tudo diz respeito a levar em conta o contexto e preparar-se para ele. Foi assim que, para o mês da Black Friday de um ano tão diferenciado, a Morena Rosa soube diversificar e distribuir o investimento em várias campanhas. Com descontos agressivos – mas ainda assim prezando a valorização do tíquete médio – o terreno foi cuidadosamente preparado para a data.

Adaptando estratégias às novidades impostas pela pandemia, apesar das mudanças repentinas, a Morena Rosa manteve seu público ativo e o engajamento foi um dos diferenciais para aumentar a conversão em 91%.

Não há tempo a perder. Para que seu e-commerce esteja à frente, é necessário estar preparado para adaptar suas estratégias. Ninguém melhor que você para entender do próprio negócio, mas ter o auxílio de um time de especialistas em conversão é um diferencial e tanto. Se deseja unir forças para ver seu e-commerce vender mais, a Nerau CX é a equipe ideal para te ajudar a colocar o ciclo do CRO em prática desde já.

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