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ClearSale comenta evolução da tecnologia como ferramenta para evitar fraudes digitais

Por: Leon Costa

Especial para o E-Commerce Brasil

Durante o Congresso Grocery&Drinks 2023, a ClearSale trouxe práticas para evitar fraudes digitais. Problema que assola a maioria dos negócios, ele foi esmiuçado por Rafael Dias, superintendente de Customer Success da empresa, no palco Soluções do evento.

“São algumas as fraudes mais aplicadas no mercado digital e varejista, incluindo aquelas que usam de dados de terceiros, clientes ou falsos. Com estas munições, as práticas que mais acontecem são invasão de contas e roubos de dados, fraudes não transacionais (clonagem de cartão) e não reconhecimento de compra legítima”, comenta.

Segundo Dias, o número de fraudadores no segmento de comidas e bebidas mais do que dobrou durante a pandemia. Isto porque o mercado evoluiu de maneira muito rápida, contando com o grande aumento da recorrência e gerando uma larga transição de pessoas para o digital.

“A incidência de tentativas de fraudes digitais em alimentos é de uma fraude a cada 100 transações. Já em bebidas, o número quadruplica”, complementa. 

O potencial elevado para revenda de produtos facilita para o fraudador, por exemplo, na utilização de dados de terceiros. Quanto mais revenda, mais destes infratores buscam o comércio.

Além disso, o executivo citou maneiras de aumentar a segurança para compras digitais. Veja:

– Check-out otimizado faz com que as camadas de seguranças fiquem mais numeráveis;

– Fraudadores utilizam lojas para testar cartões. Diferentes meios de pagamento se tornam desafio;

– A tecnologia deve ser usada a favor da segurança, com, por exemplo, a autenticação via WhatsApp, considera pelo especialista como excelente ferramenta para identificar fraudes. Além de mais proteção, reduz o tempo de resposta ao cliente, melhora na experiência do consumidor e aumenta em duas vezes as chances de aprovação do pedido;

Para Dias, a utilização da tecnologia junto ao varejista é de suma importância para que seus clientes confiem no seu negócio e saibam que não terão problemas com algum tipo de fraude.