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China sofre com falta de mão de obra qualificada

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O crescimento meteórico do comércio eletrônico na China acarretou em um problema já conhecido das empresas brasileiras: a falta de trabalhadores.

Segundo uma pesquisa realizada pelo China Electronic Commerce Research Center (CECRC), em julho de 2012, 13,6% dos ecommerces chineses estão sofrendo com a evasão de talentos, enquanto 27,3% têm forte necessidade de contratação mensal. A pesquisa ouviu 1.286 empresas entre março e junho de 2012.

O CECRC alega que o fato de o comércio eletrônico crescer a uma taxa superior a 50% ao ano, aliado ao grande número de varejistas físicos iniciando sua operação on-line, acabou resultando em uma demanda por trabalhadores especializados maior que a oferta.

Outro motivo apontado pelo CECRC refere-se aos institutos de ensino superior que levam muito tempo para formar profissionais de e-commerce, o que não permite acompanhar à rápida evolução do setor e acabam formando especialistas que não correspondem às necessidades do mercado.

Atualmente, cerca de 2,14 milhões de pessoas trabalham com comércio eletrônico no país asiático, número que deve avançar para 2,65 milhões até o final de 2012, disse o relatório.

Nos próximos cinco anos, por volta de 15 milhões de pequenas e médias empresas chinesas devem iniciar uma operação de e-commerce, o que deve acirrar ainda mais a disputa por mão de obra qualificada, acrescenta o CECRC.