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Checkout seguro: estratégias para garantir mais compras concluídas no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ter um processo de checkout seguro em compras online ajuda os consumidores a terem certeza de que as transações estão sendo realizadas de forma confiável e protegida. Mas o ganho também é dos varejistas, já que quanto mais compras boas forem aprovadas, maior será o GMV. 

O processo de checkout tradicional frequentemente é complexo, pois envolve múltiplas etapas de autenticação e, por vezes, informações desnecessárias, o que pode, por exemplo, resultar no aumento da taxa de abandono do carrinho. Isso acontece porque os compradores valorizam a simplicidade e a rapidez na etapa final da compra, buscando uma experiência eficiente e sem obstáculos.

Garantir a segurança e eficiência no processo de checkout é fundamental para conquistar a confiança dos clientes. Ao priorizar a proteção dos dados pessoais e financeiros, a credibilidade do comércio eletrônico é reforçada, criando um ambiente no qual os compradores se sentem confortáveis para concluir as transações com segurança.

Os desafios do checkout online

O processo de checkout desempenha um papel crucial no aumento das taxas de conversão no comércio eletrônico, destacando o marketplace no mercado. Mas como enfrentar com sucesso os desafios do checkout online e garantir a eficiência do negócio?

O primeiro passo é oferecer a melhor experiência possível para o consumidor durante toda a jornada de navegação na plataforma online. 

💡Confira dicas para preparar o e-commerce para oferecer uma experiência memorável aos consumidores, com navegação intuitiva, atendimento diferenciado, segurança abrangente e a fidelização de clientes

Já está claro que a jornada do consumidor é crucial na tomada de decisão. Contudo, o processo de checkout vem em seguida, o momento de finalização da compra. Até a aprovação do pedido, podem surgir desafios, e o negócio deve estar pronto para superá-los.

Cadastro obrigatório, com longos formulários

Simplificar o checkout é fundamental para evitar dúvidas e desistências nas compras. Evite formulários longos, pois as pessoas valorizam o tempo. Peça apenas informações essenciais como nome, CPF, endereço, e-mail, dados e formas de pagamento. Forneça também  instruções claras e detecção de erros na página de confirmação para uma experiência intuitiva.

Por outro lado, é preciso garantir segurança na aprovação; se a empresa não garantir que o cliente realmente é quem ele diz ser, a empresa pode ser vítima de fraudes. Soluções de autenticação de identidade por biometria facial são uma boa pedida, pois garantem precisão e não prejudicam a experiência final do consumidor.  
 

Poucas opções de pagamento

A experiência do cliente também pode se tornar negativa e levar a desistência de uma compra se o e-commerce oferecer poucas opções de pagamento, gerando frustração. 

Para dicas e recomendações para facilitar transações e garantir segurança através do uso de meios de pagamento alternativos acesse.

Compra bloqueada de forma errada

Outro aspecto extremamente prejudicial que pode ocorrer durante o checkout e finalização de uma compra é quando ela é bloqueada de forma errada, pois essa situação pode afastar clientes e levá-los a abandonar os carrinhos virtuais.

Por isso, é fundamental  implementar um sistema de segurança que seja capaz de proteger o negócio contra fraudes sem prejudicar compras legítimas.

Veja a seguir como a solução do Unico IDPay pode oferecer  segurança nessas transações garantindo compras aprovadas mesmo em fluxos complexos de checkout.

O uso da biometria facial para garantir eficiência e segurança no checkout

A biometria facial no checkout é uma solução eficaz e segura que protege contra fraudes, aprimorando a experiência de compras online.

Para melhorar a experiência do consumidor

A utilização da biometria facial é um processo rápido e eficaz que aprimora significativamente a experiência do consumidor, pois utiliza pontos-chave do rosto para criar uma identificação única, o que possibilita uma verificação rápida e prática. Para o cliente, basta uma selfie. 

💡Entenda mais sobre essa tecnologia e como ela é usada para autenticar a identidade de pessoas nos ambientes digitais. 
 

Para aumentar a segurança de dados sensíveis

Além de muitos ganhos, a biometria facial otimiza os processos de cadastro e login em plataformas digitais, além de reduzir o roubo de identidade e as tentativas de fraude. Por meio de uma tecnologia eficaz, muitos passos na organização são feitos de forma automática, com intervenção humana reduzida.

Redução dos chargebacks por fraude

O chargeback por fraude também  representa um desafio significativo para o e-commerce, mas a biometria facial surge como uma solução que impulsiona a eficiência e a segurança no checkout online, ajudando as empresas a combater fraudes de forma eficaz.

💡Conheça as melhores práticas para reduzir chargebacks com estratégias efetivas para proteger as vendas online.
 

Unico IDPay: a solução para um checkout seguro

Frente aos desafios contínuos, há o Unico IDPay: uma solução que garante um checkout seguro e a aprovação de transações de compra com cartão de crédito, inclusive em processos mais complexos, fortalecendo a proteção de cada etapa

Segurança como prioridade

Com o IDPay, em colaboração com instituições financeiras com potencial para recuperar bilhões em vendas, a segurança está em primeiro lugar e há garantia de zero fraude. 

A solução garante a identidade do comprador e a titularidade do cartão de crédito usado na compra em uma única verificação, oferecendo maior proteção sem a necessidade de análises manuais, reduzindo a fricção nas verificações e também proporcionando uma experiência única na aprovação de compras com cartões de terceiros, o que é uma novidade no mercado. 
 

Garantia de compras aprovadas

O IDPay também oferece a recuperação automática de vendas com apenas uma selfie. Com a solução, o e-commerce assegura transações bem-sucedidas e uma experiência aprimorada para os clientes.

Compra com cartão de crédito próprio ou de terceiro?

Com uma única selfie, é possível verificar a identidade do comprador e a titularidade do cartão. Caso seja com um cartão de terceiro, basta encaminhar a solicitação ao titular para verificação.

Autenticação de identidade e prova de vida

Através de passagem por biometria facial com prova de vida, é possível avaliar se a pessoa é realmente a dona do CPF vinculado à compra e se ela está realizando a verificação ao vivo.

Validação de titularidade do cartão

Uma vez autenticada a identidade de quem está comprando, a solução conecta bancos e emissores para validar se aquela pessoa é realmente dona do cartão utilizado na compra.

Acesse o site do Unico IDPay para conhecer as soluções da empresa e garantir um checkout seguro para o e-commerce.