Logo E-Commerce Brasil

CHC: um diagnóstico completo da saúde da conversão no seu site

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Conhecida pelo trabalho em CRO – Conversion Rate Optimization, a Nerau CX disponibilizou recentemente um novo tipo de serviço: Conversion Health Check (CHC). Em resumo, a proposta principal do CHC é apresentar um diagnóstico completo para aumentar a lucratividade do seu negócio online. Quer saber como? Então vamos lá.

Como está a sua taxa de conversão?

Antes de mais nada, o que é conversão no seu site? Para ter uma resposta clara, você precisa compreender qual é a ação realizada pelos usuários que afeta direta ou indiretamente o seu faturamento. Quase sempre, é em torno disso que está a principal conversão do seu site. Qual ação você precisa que aconteça?

  • Se você tem um e-commerce, a ação que mais interessa para você são as vendas realizadas na sua loja virtual.
  • Se você tem um site de captação, a ação mais importante no seu caso é a atração de leads e a consequente captação de dados ou efetivação de contatos.
  • Se você comercializa softwares como serviço (SaaS), a ação que merece sua atenção é o cadastro de usuários que desejam o que você tem a oferecer.

Venda, captação e cadastro são apenas exemplos do que pode ser a conversão no seu site. Pode ser que você tenha objetivos diferentes, o que importa é descobrir qual é o objetivo central do seu negócio. Com isso bem definido, vamos à próxima questão: essa ação está acontecendo no seu site conforme esperado? Em outras palavras: como está a conversão no seu site? O novo serviço da Nerau CX te ajuda a esclarecer esse questionamento do melhor jeito possível: detalhadamente.

Como é realizado esse diagnóstico?

O CHC é baseado nas etapas iniciais de análise estrutural do CRO. Enquanto o CRO é um processo cíclico, o Conversion Health Check é um serviço pontual de diagnóstico do estado atual de conversão do seu site. Na busca por pontos de atenção acerca da saúde das taxas de conversão, equipes especializadas de Estratégia, SEO, Analytics e UX se dedicam a compreender o que pode ser melhorado.

O trabalho de pesquisa vai desde auditorias das áreas citadas até análises de perfil de público, comportamento de compra, fluxo de navegação, e usabilidade, por exemplo. A partir disso, além do mapeamento de possíveis erros, são elaboradas sugestões de melhorias detalhadas para aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio online.

Com o CHC do seu site em mãos, o que fazer depois?

A partir do diagnóstico, você terá não apenas uma noção, mas um resultado detalhado e completo acerca das possibilidades de otimização no seu site. Daí em diante, cabe analisar este primeiro passo e planejar qual é o melhor caminho a seguir.

  • Sabendo o CHC do seu site, você fica livre para realizar as sugestões de melhorias por meio de uma equipe interna;
  • Dependendo do tipo de demanda, pode ser que você precise do suporte de uma equipe de UX e UI, além de desenvolvedores capazes de implementar essas melhorias;
  • Se houver necessidade, uma opção interessante para otimizar de verdade a sua taxa de conversão é aderir às estratégias de CRO. Nesse caso, o diagnóstico pontual do CHC serve de porta de entrada ao processo cíclico para manter seu faturamento em constante crescimento.

Independentemente dos próximos passos, o CHC tem como principal objetivo diagnosticar erros e sugerir melhorias para aumentar sua taxa de conversão. A consequência disso? Já dissemos, mas vale repetir: mais lucratividade para você.

O que acha de descobrir o CHC do seu site agora mesmo? Fale com a Nerau CX e prepare-se para um diagnóstico completo da sua conversão.

Leia também: Como escolher uma agência de CRO?