A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (29) a chegada de um recurso que permitirá realizar compras diretamente pelo ChatGPT, em integração com Etsy e Shopify. A novidade, chamada Instant Checkout, representa um passo estratégico da startup de inteligência artificial para ampliar sua atuação no comércio eletrônico.

Como funciona o Instant Checkout
O recurso está sendo implementado inicialmente para usuários Pro, Plus e Free do ChatGPT nos Estados Unidos. Neste primeiro momento, as compras poderão ser feitas de vendedores do Etsy, mas em breve mais de 1 milhão de comerciantes do Shopify também estarão disponíveis.
A transação será concluída dentro da própria conversa, sem links externos ou redirecionamentos, tornando o ChatGPT um canal de comércio integrado. O processamento do pagamento ficará sob responsabilidade da Stripe, que desenvolveu o protocolo de comércio agêntico junto com a OpenAI.
Para os comerciantes, haverá uma taxa sobre as compras concluídas, mas não serão cobrados valores adicionais dos consumidores, o que significa que os preços não serão afetados.
Impacto no mercado
O anúncio movimentou as bolsas: as ações da Etsy subiram 7,3%, enquanto as da Shopify listadas nos EUA avançaram 4,5%.
A iniciativa abre uma nova fonte de receita para a OpenAI, que até agora dependia principalmente das assinaturas do ChatGPT. Ao incorporar transações, a empresa passa a explorar o alto tráfego da plataforma para gerar receita direta com o comércio eletrônico.
Para disputar espaço, outras plataformas, como o Google Shopping, também anunciaram ainda no ano passado a inclusão da Inteligência Artificial em sua jornada de compra. A ideia é apresentar recomendações para os usuários e simplificar a experiência de pesquisa dentro da aba.