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Certificado SSL contribui para o aumento das vendas

Por: Gustavo Santi

Profissional de mídia digital e content strategy. Já foi gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil, Sócio do Laboratorium - uma consultoria em inovação e empreendedorismo que já rodou o Brasil - trabalhou para o Facebook como analista de conteúdo [News Feed] com product data integrity e atualmente é Coordenador de Treinamento Online do Google Cloud, voluntário do Somos 99% e faz parte do time de voluntários do Burning Man Brasil.

O tema segurança nunca foi tão explorado na mídia, devido a inúmeros incidentes de roubo de dados que aconteceram em 2014 e que devem continuar em 2015. A solução, também amplamente divulgada, é investir na criptografia de dados dos sites e servidores por meio do Certificado SSL. Mas será que é só esse benefício que o SSL proporciona?

De acordo com Mauricio Balassiano, Diretor de Tecnologia da Certisign, especialista em soluções para empresas de todos os portes, não. “O Certificado SSL, além de garantir segurança, é um instrumento fortíssimo de Marketing Digital, pois ajuda a loja a aparecer melhor colocada nas buscas do Google; adiciona valor à marca, conquistando verdadeiramente os clientes; e diminui a taxa de abandono de carrinho”, explica.

Balassiano, no entanto, é enfático ao dizer que os benefícios como adição de valor à marca e redução de taxa de abandono de carrinho são variáveis, pois vai depender da escolha da empresa emissora do SSL. “Hoje, existem várias empresas que comercializam o Certificado SSL, mas nem todas têm uma boa reputação no mercado ou, de fato, são sinônimos de confiança para os internautas. Ou seja: a loja virtual pode ter um SSL que concede o direto de usar, por exemplo, um Selo de Segurança de uma empresa não reconhecida. E aí, o cliente pode não confiar”.

De acordo com uma pesquisa do IBOPE e-commerce, a taxa de abandono de carrinho é alta entre as lojas virtuais. Para se ter uma ideia, no setor de informática, o percentual chega a 83%; no de vestuário e calçados 80%; no de casa e decoração 76% e no de escritório e papelaria 65%. “Essa alta taxa está relacionada, certamente, à ausência de elementos que expirem confiança ao usuário”.