Logo E-Commerce Brasil

Hoje, funcionário da empresa. Amanhã, franqueado da marca

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Uma empresa com cinco anos de mercado, mais de 50 lojas no país e nenhum processo trabalhista. Um negócio que emprega 250 colaboradores que se declaram felizes com suas atividades e as oportunidades que a organização lhes dá. Entre elas, está a possibilidade de ser dono do próprio negócio, um sonho alimentado por, pelo menos, 50% dos brasileiros com emprego fixo no país, segundo levantamento feito pelo Instituto Ipsos. Essa empresa é a Cellairis Brasil, master franqueada de uma das maiores marcas de inovação mobile do mundo, com sede em Atlanta (EUA) e mais de 550 pontos de venda.

Ao longo de 2021, a Cellairis Brasil vai formar 17 colaboradores na segunda edição de sua Escola de Empreendedores. Em 2020, o programa trouxe oito novos franqueados para a marca, o que possibilitou a expansão dos pontos de venda em 15%. A Cellairis é a primeira fiadora desses novos empresários, com um empréstimo que acelera a compra da franquia e ajuda o profissional a alcançar seu objetivo. Jonathan Benitez, CEO da marca, afirma que o objetivo é ter 30% da base de franqueados formados em ‘casa’.

O programa de capacitação de funcionários inclui aulas de gestão de pessoas, gestão comercial e financeira, marketing & digital, por exemplo, com passagem por todas as áreas da organização. Os colaboradores são escolhidos por serem referência em resultados, entendimento da filosofia e qualidades de relacionamento interpessoal.

ARTUR Carli: 24 anos, vendedor de frutas na infância, atual Gestor de Marketing e futuro empreendedor

Artur Carli é um desses colaboradores selecionados para a escola da Cellairis. Nascido em Barra Mansa (RJ), de origem simples, foi criado num lar de muito amor, mas com dificuldades. Cresceu, estudou a vida inteira em escolas públicas, foi vendedor de frutas na rua, juntou latinhas, vendeu brinquedos usados.

“Nasci com uma veia vendedor, empreendedor, publicitário”, conta. Aos 18 anos, veio morar na cidade do Rio de Janeiro e conheceu a Cellairis Brasil, onde começou a trabalhar com o sonho de se formar, estudar e morar sozinho. Começou como vendedor e, quatro anos depois, conseguiu uma vaga marketing.

“Fui assistente, analista e o destino me levou para a maior oportunidade da minha vida: ser gestor de toda área na Cellairis. Agora, encaro o desafio de me preparar para empreender”.

FÁTIMA Deodato, 36 anos, nascida em área rural da Paraíba, gerente de loja no Rio de Janeiro, futura empreendedora

Outra colaboradora selecionada para a Escola de Empreendedores da Cellairis, em 2021, é Fátima Deodato, 36 anos. Assim como Arthur, ela tem origem simples, nascida na área rural da cidade de Sapé (PB). Foi para o Rio de Janeiro aos 22 anos à procura de trabalho e acabou sendo indicada pela Cellairis por um amigo.

“Assim que entrei, participei de um treinamento que envolve toda a rede. Fiquei encantada, me senti em casa. Já são quatro anos aqui e passei de vendedora a vendedora responsável, subgerente e, agora, sou gerente numa loja com seis colaboradores. Amo o que eu faço, sou apaixonada por atender o público. Agora, recebo o convite para estudar e ter meu próprio negócio no futuro. Quero ser uma esponja, aprender muito”, comemora.

E como estão os recém-franqueados de 2020?

Ex-funcionário do setor de logística da Cellairis, Ygor Leonardo recebeu o certificado da Escola de Empreendedores no dia 14 de julho de 2020 e assumiu sua primeira franquia já no dia seguinte, tendo o irmão como sócio. A loja que fica no Carioca Shopping, Vila da Penha, Rio de Janeiro, está no azul.

“Mesmo para quem já gostava muito da área de vendas, como eu, é uma experiência totalmente nova. Nada se compara a ter um negócio próprio, ainda mais numa pandemia. Estamos evoluindo. Além de todas as contas pagas, conquistamos o primeiro lugar no faturamento entre os novos franqueados de 2020”, comemora ele, do alto de seus apenas 27 anos.

Leia também: Ambev testa entrega de bebidas com drone no interior de SP.