O mês de julho traz um dos maiores eventos de e-commerce da América Latina, o Fórum E-commerce Brasil. Nesse ano, pela 4ª vez consecutiva, a Uappi esteve presente e reuniu as principais mentes do mercado para três dias de conteúdo de altíssima qualidade, networking estratégico e oportunidades de negócio reais.

Com uma proposta de um ambiente 360, o estande da Uappi entregou um espaço de troca e aprendizado com a sala de conteúdo exclusiva. O palco recebeu Victor Medina, Gerente de E-commerce B2C da Leveros, empresa de climatização e uma das maiores distribuidoras de ar-condicionado do Brasil, para falar sobre CRO: o que não se mede, não se otimiza.
Importância de medir, interpretar e agir
No contexto de CRO, otimizar sem medir é um caminho sem resultados. Isso porque o cliente já entra no site de uma pré-pesquisa sobre o assunto. Então, como saber se o texto da chamada está realmente incentivando o clique? Ou se a jornada do usuário está fluida o suficiente para levá-lo até a conversão?
É aí que entra o tripé fundamental de qualquer estratégia de otimização:
- Medir é o primeiro passo. É coletar os dados certos, com as ferramentas certas, para entender o que está realmente acontecendo;
- Interpretar significa transformar números em insights, entendendo os comportamentos por trás das métricas;
- Agir é aplicar esse conhecimento em hipóteses, testes e melhorias contínuas, sempre com foco em resultados concretos.
O papel do CRO e da inteligência na construção de e-commerces mais rentáveis e sustentáveis
“É importante saber que o CRO começa não apenas do front-end ou de análise comportamental do usuário, ele transcende para uma venda consultiva, potencializando a conversão do site e do Teleatendimento via WhatsApp.” — Victor Medina, Leveros.
Para chegar em resultados como esses, Victor mencionou as principais otimizações feitas nos processos do site da Leveros:
- Filtros na página de vitrines de produtos mais interativos;
- Mais facilidade de navegação com cliques mais rápidos;
- Pré-visualização de produtos.
Esses fatores foram importantes para mudar a linha de receita da Leveros. Isso mostra como mais do que apenas “aumentar conversões”, o CRO representa uma mudança de mentalidade: focar em eficiência, experiência e inteligência para extrair mais valor de cada visita, de forma sustentável.
Conexão com a Uappi: como a plataforma facilita mensuração, testes, personalização e evolução constante
Falar de e-commerce é também falar de uma boa experiência do usuário, que está ligada a uma boa interface. É, também, inevitavelmente, falar sobre ferramentas que tornam isso possível no dia a dia. E é exatamente aqui que a Uappi se posiciona como uma aliada estratégica dos lojistas.
Com a Uappi, a Leveros tem mais que uma plataforma de e-commerce, mas uma infraestrutura pensada no crescimento inteligente e sustentável, oferecendo tecnologia com usabilidade para permitir que todos esses processos possam ser analisados, medidos e testados para a constante evolução na operação.
Esse case mostra como a tecnologia certa, somada a uma estratégia bem definida, pode transformar um canal tradicional em um ativo estratégico de crescimento.